Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura reforça formação da Guarda Municipal para proteger mulheres

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, nesta quinta-feira, 24/7, ao ciclo de formação da especializada “Guardiã Maria da Penha”, reforçando o compromisso da gestão municipal com o enfrentamento à violência contra a mulher. A capacitação está sendo realizada no espaço da Casa Militar, no bairro Compensa, zona Oeste da capital.

A iniciativa representa mais um avanço nas políticas públicas de segurança promovidas pela administração municipal, por meio da Guarda Municipal de Manaus (GMM), que vem ampliando sua atuação especializada e técnica no acolhimento e na proteção às vítimas de violência de gênero.

A ação ocorre em um contexto de alerta: o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023/2024 revelou um aumento nos casos de feminicídio em Manaus e no estado do Amazonas. O estado do Amazonas apresentou taxa de 27,4 por 100 mil habitantes, ocupando a 9ª posição entre os estados mais violentos do país. Diante desses dados, a Prefeitura de Manaus intensifica os investimentos em segurança e prevenção.

A programação do primeiro dia de formação contou com palestras ministradas por representantes da rede de proteção às mulheres, envolvendo profissionais das áreas de segurança, justiça, assistência social e saúde. Estiveram presentes a assistente social da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM/Sejusc), Lidiane Soares; a delegada Débora Mafra, da Polícia Civil do Amazonas; Eduarda Furtado, assessora da defensora pública Carol Carvalho, do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem/Defensoria Pública); e Simone de Souza Menezes, coordenadora da Casa Ycamiabas, da Semasc.

Durante a capacitação, a delegada Débora Mafra reforçou os três âmbitos de proteção assegurados pela Lei Maria da Penha familiar, doméstico e de relação íntima de afeto e destacou a importância da qualificação dos agentes para que possam agir com sensibilidade e rigor diante de situações de violência. A delegada também esclareceu que a legislação contempla diferentes tipos de violência, como a moral, caracterizada por agressões verbais e ataques à honra.

“Apenas xingamento já é um crime. A Lei Maria da Penha permite prisão em flagrante, prisão preventiva e medidas protetivas mesmo nos casos de violência moral. É fundamental que os guardas saibam identificar essas situações e ajam com o rigor que a lei permite para proteger a mulher”, ressaltou.

Além da formação local, os agentes da Guardiã Maria da Penha também participam da 7ª edição do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres e Meninas em Situação de Violência Nível Multiplicador, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso acontece até o dia 29 de julho, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo profissionais da segurança pública de todo o país em uma capacitação de excelência, voltada ao atendimento técnico e humanizado às vítimas.

A Prefeitura de Manaus destaca a atuação da Guarda Municipal como protagonista na defesa dos direitos das mulheres, por meio da formação continuada e da especialização de suas equipes. A criação e o fortalecimento da Guardiã Maria da Penha refletem o compromisso da atual gestão com a proteção da vida, o respeito à dignidade humana e a construção de uma cidade mais segura para todas e todos.

Texto – Lais Fernandes /Semseg

Foto – Divulgação/Semseg

Post Relacionado

Descarte irregular de lixo provoca obstrução em drenagem e prefeitura atua para evitar novos alagamentos na Compensa

blitzamazonico

Prefeitura e Suhab tratam de licenciamento do Nova República, conjunto entregue há mais de 30 anos

victoria Farias

Prefeitura de Manaus inicia terceira semana de atividades da feira de artesanato na Ponta Negra

blitzamazonico