Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura recebe 300 mil doses de vacina contra Influenza para iniciar campanha em Manaus

A estratégia de vacinação contra Influenza será iniciada em Manaus na próxima segunda-feira, 3/11, e seguirá até dia 28 de fevereiro de 2026. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já recebeu o primeiro lote com 300 mil doses de vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, e até esta sexta-feira, 31/10, a distribuição para as unidades de saúde será finalizada.

A vacinação contra a Influenza tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), e mais outros 17 grupos prioritários.

A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, explica que a imunização dos grupos prioritários segue a orientação do Ministério da Saúde na vacinação de pessoas consideradas mais vulneráveis à doença ou que estão em maior risco de exposição ao vírus.

“A vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e pode promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os riscos de agravamento da doença, das internações e o número de óbitos”, destaca Isabel Hernandes.

Os outros grupos prioritários para vacina contra a Influenza são: puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais  da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Metas

A Semsa trabalha com a meta de vacinar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, o que representa 90% da população estimada nos três grupos. Nos demais grupos, a meta é alcançar 306.249 pessoas.

A vacina disponível é a Influenza Trivalente contra três tipos de cepas de vírus: A/Victoria (H1N1); A/Croatia (H3N2); e B/Austria (linhagem B/Victoria). Há contraindicação para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia em doses anteriores. Pessoas com sintomas leves e moderados de gripe podem receber a vacina, mas a aplicação da dose deve ser adiada em caso de febre ou Covid-19.

De acordo com Isabel Hernandes, as unidades de saúde irão executar diferentes estratégias para atingir todos os grupos prioritários. “Além de oferecer o imunizante nas 174 salas de vacina, os profissionais de saúde vão fazer busca ativa nos seus territórios, haverá ações em locais de vazios assistenciais ou de difícil acesso pela população e haverá a imunização de pessoas acamadas em domicílio”, informa a enfermeira.

Para receber o imunizante, os usuários deverão ir até uma das salas de vacina e apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento comprovando a inclusão entre os grupos prioritários.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança em obra de requalificação do igarapé do Mindu

victoria Farias

Prefeitura faz vistoria técnica em terminais de ônibus na zona Leste

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus participa de etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia

blitzamazonico