Blitz Amazônico
Educação

Prefeitura realiza edição do evento ‘Dia do Movimento Pró-Saúde e Cultural na EJA’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o evento “Dia do Movimento Pró-Saúde e Cultural na EJA“, na noite de quarta-feira, 29/3,  na escola municipal Professora Francisca Pereira de Araújo,  no bairro Parque das Nações, zona Centro-Sul da cidade.

O evento, voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), responsáveis e comunitários, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faculdade Nilton Lins e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM).

O “Dia do Movimento Pró-Saúde e Cultural na EJA” faz parte do projeto “Vumbora EJA da Semed”, e ocorre, uma vez por mês, em uma escola  que trabalha com Educação de Jovens e Adultos, em uma data pré-determinada, como ações de saúde, sociais e culturais. Nesse dia, cada unidade de ensino escolhe as estratégias para a realização das atividades.     

A ação é coordenada em conjunto com a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja) e as Divisões Distritais Zonais (DDZ), da Semed.

“Esse é mais um projeto voltado à valorização do processo escolar e que visa combater a evasão escolar na EJA. Com essa estratégia, nós integramos alunos, professores e comunidade, para reforçar a importância do processo de aprendizagem”, explicou a gerente da Geja, Alina Bindá.

O público beneficiado teve acesso à assessoria jurídica nas áreas Civil e Penal, aferição de pressão, glicose, aplicação de vacinas, exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de tratamentos de estética e aula de dança.

Os serviços e espaços de lazer foram realizados nas salas de aulas e na quadra poliesportiva da unidade de ensino. A ação contou com mais de 50 alunos do 1º e 2 segmentos da EJA, além de uma média de 150 pais e comunitários.

 “A sala de aula não precisa ser, necessariamente, aquele espaço de quatro paredes, onde tem carteira, professor e aluno. O trabalho do professor, dentro da Educação de Jovens e Adultos, é diferenciado. A gente tem que proporcionar um ambiente confiável, confortável, onde nós eliminemos a evasão escolar. E, essa sensibilização, essa motivação vem justamente para isso, para garantir que o aluno consiga gostar mais ainda de estar na escola, ter vontade de vir à  escola, mesmo após um dia duro de trabalho”, destacou a gestora da escola municipal Professora Francisca Pereira de Araújo, Alice Bozzetto.

Para a aluna Fabíola Silva, de 45 anos, da 8ª etapa da EJA, a ação foi positiva e incentiva mais os estudantes a seguirem firmes nos estudos. “Para mim, foi um momento que serviu para descontrair, interagir com os colegas, esquecer um pouco a rotina. Eu adorei, espero por momentos como esse, que são de grande importância para nós, da EJA”, frisou.

Post Relacionado

Secretaria de Educação abre inscrições para primeiro Provão Eletrônico de 2022

Victória Farias

CECF Teonízia Lobo oferece aulas de skate para jovens do Mutirão

Redator

Estudantes da rede estadual de ensino são destaque na Olimpíada Amazonense de Química

Redator