Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura qualifica servidores para atendimento de usuários com lesões diabéticas

Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quarta-feira, 16/8, um curso de qualificação para 20 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que atuam nos Distritos de Saúde (Disas) Oeste e Rural, sobre os insumos utilizados nas lesões diabéticas. O objetivo do curso foi qualificar os servidores que atuam nas unidades de referência aos usuários.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lílian Zacarias, informa que o curso também será ofertado para as equipes dos Disas Norte, Sul e Leste nos dias 17, 22 e 23/8, respectivamente. A gerente assinala que a qualificação é importante porque as lesões diabéticas, quando acometem os pés dos pacientes, representam perda de sensibilidade e diminuição da circulação sanguínea, o que exige das equipes um cuidado redobrado no acompanhamento desses usuários.

“O preparo da equipe é fundamental para orientar os pacientes diabéticos quanto à prevenção das lesões no pé e também para conduzir os casos em que a lesão já está instalada, para que todos os cuidados sejam tomados, a fim de evitar aquelas situações extremas, que podem representar a amputação do pé”, assinala Lílian Zacarias. 

As lesões diabéticas são ocasionadas pelas altas taxas de glicose que podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em alguns casos, o diabetes pode se agravar e levar a pessoa à morte. Atualmente, 17 unidades de saúde ofertam o atendimento a usuários com esta condição.

Fotos – Divulgação/Semsa 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus anuncia pacote de ações para segurança, saúde, habitação, infraestrutura e feiras e mercados

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus intensifica ações de sinalização viária em todas as zonas da cidade

victoria Farias

Prefeitura de Manaus doou mais de 47 mil mudas de plantas em 2021

Victória Farias