Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove passeio no Bosque da Ciência a crianças atendidas pelo Creas

Buscando promover atividades e experiências que estimulem a interação social e o fortalecimento de vínculos a famílias atendidas pela Rede de Proteção Social do município, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 19/10, em alusão ao Dia das Crianças, um passeio pelo Bosque da Ciência, na zona Sul, com famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro-Oeste. 

Ao longo da manhã, o grupo, formado por crianças e seus responsáveis, pôde conhecer os diversos espaços dedicados à divulgação e popularização científica, educação e lazer administrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bem como as diferentes espécies da fauna amazônica e de vegetação florestal presentes no local. 

“Escolhemos o Bosque da Ciência como destino para o passeio, porque é um espaço extremamente rico em educação ambiental, cultural e atividades de lazer para nossas crianças. Entendemos que essas programações são fundamentais para a socialização e o acesso a direitos dessas famílias atendidas pelo Creas e seus serviços, então não poderíamos deixar de trazê-los aqui, muitos pela primeira vez”, explicou a assistente social Karina Gondin.

De acordo com a psicóloga do serviço, Diana Barroso, além do acesso e da garantia de direitos fundamentais, o passeio ainda é importante por representar um momento importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e de seus núcleos familiares.

“O aspecto emocional é muito importante dado os contextos em que essas famílias chegam ao equipamento para serem acompanhadas, além de que, como qualquer cidadão, essas crianças também possuem o direito a lazer, de estar próximo à família em momentos culturais e educacionais, de brincar e afins. É mais que uma manhã de convivência ou um momento de lazer, é o fortalecimento emocional, dos vínculos familiares e do desenvolvimento cognitivo dessas crianças”, destacou.

Acompanhando os três sobrinhos durante o passeio, a dona de casa D. G. S., 36, definiu o momento como “reconfortante” e destacou a satisfação ao poder compartilhar um tempo de qualidade ao lado dos pequenos.

“É muito bacana poder sair um pouco da rotina e mostrar para as crianças um lugar diferente e ainda ter a oportunidade de relaxar um pouco a cabeça perto delas. Havia muito tempo que não saíamos juntos, então acaba sendo muito importante para a nossa saúde mental também”, afirmou.

Foto – Diego Lima / Semasc

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus já oferta profilaxia pós-exposição ao HIV em quatro unidades de saúde

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura inicia serviços do programa ‘Asfalta Manaus’ na comunidade Novo Milênio na zona Norte

blitzamazonico

Prefeitura destaca serviços digitais na abertura da 2ª edição da Expo Amazônia Bio&Tic

victoria Farias