Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove atualização em pré-natal para 200 profissionais da Estratégia Saúde da Família

Prefeitura de Manaus realiza, nos meses de abril e maio, um curso de Atualização em Pré-Natal para 200 profissionais, entre médicos e enfermeiros, integrantes das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A primeira turma a participar da capacitação reuniu profissionais do 1º Distrito de Saúde (Disa) Norte, que receberam o treinamento nesta segunda-feira, 10/4, em período integral.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher (DIVSAM), o curso de atualização visa aprimorar a qualidade da assistência ao pré-natal oferecida na rede municipal de saúde, contribuindo para a prevenção do óbito materno, fetal e neonatal na capital amazonense.

Conforme a chefe da DIVSAM, Lúcia Marques de Freitas, a assistência ao pré-natal, parto e puerpério tem papel importante na redução da mortalidade entre mães, nascituros e bebês.

“Por meio do acompanhamento pré-natal, é possível detectar doenças maternas ou fetais e instituir, oportunamente, o tratamento. Além da ação preventiva e terapêutica, o pré-natal tem função de orientação, proporcionando medidas de suporte que diminuam a ansiedade materna durante o trabalho de parto”, destaca.

Lúcia Freitas assinala ainda que a redução da mortalidade materna integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, o Objetivo 3 (Saúde e Bem-Estar) visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos em todas as idades.

“A Meta 3.1 recomenda a redução da taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 mil nascidos vivos, tendo o Brasil pactuado reduzi-la para, no máximo, 30 mortes por 100 mil nascidos vivos até 2030”, afirma.

O curso de Atualização em Pré-Natal promovido pela DIVSAM abrange as seguintes temáticas: “Fluxos do pré-natal”, “Interpretação de exames”, “Estratificação de risco”, “Manejo da SHEG (Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação), DMG (Diabetes Mellitus Gestacional) e ITU (Infecções do Trato Urinário)”, “Sífilis na gestação” e “Semiologia no Pré-Natal”.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus participa do movimento de promoção da equidade para trabalhadores do SUS

victoria Farias

Prefeitura de Manaus instala ecobarreira na zona Sul da cidade

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem na zona Centro-Sul da capital

victoria Farias