Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove ação de saúde voltada a policiais militares como parte da agenda do ‘Novembro Azul’

Como parte da agenda da campanha “Novembro Azul”, a Prefeitura de Manaus promoveu, nesta quinta-feira, 9/11, uma ação de saúde para policiais militares do Comando de Policiamento da Área (CPA) Norte, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Na atividade, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertaram serviços de atenção básica e orientações sobre a importância dos cuidados em saúde para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação na unidade de comando militar, situada no bairro Novo Aleixo, zona Norte, ocorreu no período matutino e contou com profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Virgílio Filho. As equipes ofertaram consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, aferição de pressão e glicemia, avaliação do pé diabético, atualização vacinal e sessões de auriculoterapia, além de orientações sobre saúde bucal, tabagismo e alimentação saudável.

Conforme o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, a inclusão dos servidores da segurança pública na agenda do “Novembro Azul” integra estratégia da Semsa Manaus para ampliar o alcance das ações, levando ações e serviços de saúde a instituições e locais com grande concentração de homens.

“Neste ano, incluímos os policiais militares na nossa programação, e hoje trouxemos equipes de saúde para atender no CPA Norte. Outros trabalhadores também estão incluídos na nossa agenda do ‘Novembro Azul’, inclusive trabalhadores da construção civil e da limpeza pública”, informa.

Meirivaldo assinala que a programação prevê ainda a intensificação da oferta de serviços e ações de educação em saúde, com foco no público masculino, em todas as unidades básicas da rede municipal.

Conscientização

A sensibilização sobre a importância do cuidado em saúde e a oferta de serviços de saúde para os policiais militares subordinados ao CPA Norte foi destacada pelo chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel Bruno Azevedo, que expressou gratidão pela ação em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa.

“É importante esse atendimento e essa conscientização dos policiais sobre o autocuidado, pois eles também precisam dessa atenção. Nessa parceria com a PMAM, a prefeitura está levando saúde para aquele que cuida das pessoas, que atua para servir e proteger a sociedade”, enfatizou o militar.

Presente na ação, o capitão Hytalo Bruno, do CPA Norte, aproveitou para atualizar vacinas e fazer a aferição de pressão arterial e glicemia, para prevenir condições como hipertensão e diabetes. Ele apontou que os homens têm maior resistência em buscar atenção médica e cuidar da saúde, e ressaltou a importância das ações de sensibilização e cuidado para essa população, incluindo os policiais militares.

“Assim como as mulheres, os homens precisam ir ao médico, quebrar aquele tabu, aquela resistência que nós temos, e entender que a saúde é fundamental, tanto física quanto emocional. Também incentivamos a tropa a se cuidar, em prol da saúde e de melhor atender a sociedade”, afirmou.

Programação

Além do CPA Norte, a programação do “Novembro Azul” da Semsa terá ações de saúde para tropas dos demais comandos de policiamento da área urbana da capital. O próximo a receber a atividade será o CPA Oeste, no dia 16, seguindo com os comandos da zona Sul, no dia 23, e da zona Leste, no dia 30.

As equipes da rede básica de saúde também irão realizar, ao longo de novembro, ações de saúde extramuros em 13 distritos de obras, voltadas a servidores da limpeza pública municipal, e em quatro canteiros de obras, direcionadas a trabalhadores da construção civil.

Faz parte da agenda do mês de conscientização ainda a “Semana Azul”, que vai promover a intensificação da oferta de serviços e ações de promoção da saúde do homem em cinco unidades básicas de cada Distrito de Saúde (Disa), Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural. A mobilização, realizada em diferentes distritos a cada semana, acontece em USFs do Disa Leste até esta sexta-feira, 10/11. 

Foto – Artur Barbosa / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura oferta cem vagas gratuitas para palestra sobre dicas para entrevista de emprego

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus ampliará oferta de inserção de DIU na zona Norte da capital

Patrick

Prefeitura apresenta Plano de Ações Integradas para ordenamento do Boi Manaus 2023

victoria Farias