Blitz Amazônico
Educação

Prefeitura promove 3ª edição do Circuito Saber Pró-Saeb em escola da zona Leste

Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 13/5, a 3ª edição do Circuito Saber Pró-Saeb, ação que compõe o programa Educa+ Manaus, na escola municipal Antonina Borges Sá, no bairro São José Operário, zona Leste. O objetivo é integrar estudantes, família e escola, por meio de atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania.

O evento contou com a presença de cerca de cem responsáveis por estudantes de seis unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foi realizada ainda uma palestra intitulada “Acompanhamento Familiar”, com representantes do Centro Municipal de Atendimento Sócio Psicopedagógico (Cemasp), além dos três espaços disponibilizados: Movimento, Cidadania e o Beleza e Bem-Estar.

Os alunos de 5° e 9° ano participaram de práticas desportivas e oficinas pedagógicas. De acordo com o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Luiz Oliveira, a ação tem como foco as unidades de ensino que apresentam alguma dificuldade.

“Queremos evitar evasão e pegar também essas crianças que estão com alguma dificuldade para direcionar algo mais específico. É um diferencial no qual a gente traz a família para dentro da escola e um dia fora do letivo, no sábado. Nós estamos fazendo essa ação para motivar e fazer com que a família se sinta parte do processo educacional”, explicou Oliveira.

Para a chefe da DDZ, Maria das Graças, o circuito mostra a preocupação da gestão municipal com a qualidade da educação, buscando incluir as famílias em todo processo.

“A comunidade da zona Leste está muito feliz com essa ação, porque foi pensada mesmo para trazer a comunidade para junto da escola, envolvendo o aprendizado e outros benefícios para as famílias”, acrescentou Maria das Graças.

Uma das estudantes beneficiadas, Camila Laís, do 9° ano da escola municipal Armando de Souza Mendes contou que o dia foi muito proveitoso, porque ela pôde interagir com estudantes de outras escolas e participar de atividades diversas. 

“Hoje eu brinquei bastante, tem vários tipos de brincadeiras. Está sendo muito legal, está melhorando minha autoestima também e estou conhecendo gente nova. Está sendo uma experiência muito divertida”, disse Laís.

A estratégia de realizar um dia diferente de aprendizado e aproximação da comunidade agradou aos familiares dos estudantes, segundo a autônoma Joziane Campos Maquiné, 35, mãe do estudante Kalleb Campos Maquiné, do 5° ano da escola municipal Honorina Azevedo.

“É muito bom saber que está acontecendo essa aproximação da família com a escola. Eu já participei da massagem e pretendo passar ainda pelo embelezamento e pela área do corte de cabelo. Para o meu filho é importante abrir mais a mente dele, sair do mundo só da internet, do celular e ver que tem muita coisa fora desse mundo”, afirmou a mãe.

A ação contou com a parceria das faculdades Fametro, Uninorte e Estácio, organizadas pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed.

Texto – Alexandre Abreu/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed

Post Relacionado

Novo Ensino Médio: Itinerários Formativos aprofundam conhecimentos em áreas de interesse do aluno

Redator

Prefeitura inicia período de transferência dos alunos da rede municipal de ensino 

EDI FARIAS

Prefeitura realiza abertura do Ano Letivo da rede municipal e lança programa ‘Educa+Manaus’

blitzamazonico