Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura prepara ação do ‘Dezembro Vermelho’ na escola de samba A Grande Família

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove, neste domingo, 8/12, das 18h às 21h, mais uma ação do “Dezembro Vermelho”, campanha de luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRCES) A Grande Família, localizada na rua Careiro, no bairro São José 1, zona Leste da cidade.

Durante a programação, haverá distribuição de autotestes de HIV, de gel lubrificante, de preservativos masculinos (externos) e femininos (internos) e de material educativo, e orientações sobre formas de prevenção e os serviços disponíveis na rede municipal de saúde.

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, assistente social Thayná Saraiva, explica que a campanha foi iniciada no último domingo, 1º/12, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com uma ação no Grêmio Recreativo Escola de Samba (Gres) Mocidade Independente de Aparecida, na zona Sul, quando houve a distribuição de 5.040 preservativos masculinos e 400 femininos, e mais 74 autotestes de HIV e 400 folders educativos.

“A Semsa desenvolve ações de prevenção e controle do HIV/Aids na rotina de serviço durante todo o ano. O Dezembro Vermelho é um momento de intensificar essas ações, ampliando as formas de acesso da população aos serviços”, destacou Thayná Saraiva.

A assistente social reforça ainda que o “Dezembro Vermelho” é mais uma oportunidade de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e controle da doença.

“A informação e o conhecimento são um primeiro passo, o primeiro incentivo, para que as pessoas procurem uma unidade de saúde, onde a população tem acesso, de forma gratuita, aos preservativos e ao teste rápido para o diagnóstico, e também a um tratamento adequado, o que vai permitir que o paciente possa ter uma boa qualidade de vida”, afirmou Thayná.

A Semsa oferece ainda os serviços de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que previne a infecção pelo HIV antes da exposição sexual com o uso de antirretrovirais; e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que previne a infecção pelo HIV após a exposição sexual (indicada até 72 horas após a exposição sexual).

Neste ano, as unidades de saúde com oferta de Profilaxia Pré-Exposição na rede municipal realizaram 4.250 atendimentos, tendo 2.218 usuários ativos no serviço. Em relação à Profilaxia Pós-Exposição, implantada este ano na rede municipal em quatro unidades de saúde, houve o registro de 489 pessoas atendidas.

Infecção

A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus HIV é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativo. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

No período de janeiro a novembro deste ano, Manaus registrou 1.294 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade. O sexo masculino apresenta maior número de casos, em uma razão de 3,4 casos homens para cada caso em mulheres.

O maior número de casos está concentrado na população jovem com vida sexual/reprodutiva ativa, na faixa etária entre 10 a 39 anos com 78,9% dos casos.

Em relação aos casos novos de Aids registrados para o mesmo período, foram identificados 346, com predominância no sexo de nascimento masculino e na faixa etária de 20 a 39 anos em 57,9% dos casos.

Foto – Valdo Leão/Arquivo Semcom

Post Relacionado

​SELEÇÃO – ​Prefeitura de Manaus inicia pré-inscrições para curso de Cuidador de Idoso

Redação

Com lei premiada, Prefeitura de Manaus se reúne com operadoras de telefonia para ampliar 5G na capital

victoria Farias

Conferência de urnas garante transparência nas eleições de Conselheiros Tutelares

victoria Farias