Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura licencia quase 900 mil metros quadrados em obras e é destaque em ranking nacional

Somando quase 900 mil metros quadrados em área de novos alvarás de construção em 2023, a Prefeitura de Manaus fechou o ano com 789 alvarás emitidos pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Foram exatos 891.427,55 metros quadrados com alvarás de construção na capital, que ocupa a nona posição em construção civil/mercado imobiliário no ranking de “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, da Urban Systems, publicado na revista “Exame”.

O mês com melhor desempenho em volume de área foi janeiro, quando foram licenciados 119.214,04 metros quadrados e junho foi o mês com maior número de licenças expedidas, com 107 documentos. Ao longo da gestão do prefeito David Almeida foram emitidos 2.865 novos alvarás para a construção e se soma uma área regularizada de mais de 3,6 milhões de metros quadrados.

“Os números do Implurb são muito consistentes e já ultrapassamos mais de 54 mil atendimentos, de maneira on-line a presencial. É uma ação que os servidores do instituto oferecem e desenvolvem para a população da cidade de Manaus. São mais de 3,6 milhões de metros quadrados com alvará na gestão David Almeida, o que tem reflexo na geração de emprego e renda no setor da construção civil”, contabilizou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

Outro ponto de destaque é notar que a população está buscando regularizar e licenciar mais suas obras, levando segurança a projetos e edificações. “É muito importante para ter uma cidade mais organizada, mais regularizada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. São sinais de que a população está procurando o licenciamento”, completou Valente.

Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impacta na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos. Para este ano, a previsão da entidade é que o setor da construção civil crescerá 1,3%.

Foto – Divulgação / Semcom e Implurb

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus leva educação ambiental e de trânsito à Escola Nazira Chamma Daou

victoria Farias

Prefeitura convoca mais 73 profissionais de saúde para contratação temporária

Victória Farias

Prefeitura de Manaus avança nos serviços do programa ‘Asfalta Manaus’ em diversas zonas da cidade

Victória Farias