Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura intensifica coleta de dados para atualização de cadastro dos usuários da Atenção Primária à Saúde

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa à população que Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estão intensificando o serviço de coleta de dados dos usuários atendidos na rede de atenção primária à saúde, para atualização de cadastro.

A ação faz parte do Plano Municipal de Territorialização da Semsa, que tem o objetivo de levantar informações para o reconhecimento das características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais da população de cada território.  

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, informa que essas informações, uma vez reunidas, analisadas e consolidadas, irão formar uma importante base de dados para orientar ações de saúde de acordo com a realidade de cada território.

“É importante que a população colabore conosco recebendo bem o Agente Comunitário de Saúde, que estará devidamente identificado, dando informações sobre seu endereço, condições de saúde e moradia. Essas informações são fundamentais para que a gestão aprimore cada vez mais os seus serviços de saúde”, assinala.

O levantamento faz parte do processo de territorialização e está sendo realizado em quatro etapas: redefinição das áreas de abrangência; qualificação cadastral; análise de dados e planejamento estratégico. “A partir dessas informações, podemos aprimorar nosso conhecimento sobre a população, permitindo intervenções mais eficazes na Atenção Primária à Saúde”, destaca a gestora.

Redefinição

O cadastro dos usuários da rede de atenção primária integra o processo de qualificação cadastral e atualização das áreas de abrangência das equipes de Saúde da Família (eSF), que segue dados contidos no Plano Diretor de Manaus e dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sádia Fraxe reforça que o levantamento de informações é fundamental para conhecer as particularidades de cada território, considerando aspectos como perfil demográfico, condições de vida, vulnerabilidades sociais e necessidades de saúde da população.

“A territorialização em saúde nos permite reconhecer o território não apenas como um espaço geográfico, mas como um lugar onde vivem pessoas com histórias, culturas e necessidades únicas. É por isso que nossas equipes de saúde estão comprometidas em dialogar, por meio das visitas domiciliares, conhecendo realidades e atuando de forma próxima e participativa”, acentua.

Mais de 1.500 ACSs estão realizando o apanhado de informações para atualização cadastral. Os servidores trabalham no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Semsa informa que os agentes públicos não solicitam dados bancários e acrescenta que os ACSs estão identificados com colete e crachá da Semsa.

 Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus entrega novos kits a projetos sociais do ’Esporte na Comunidade’, na zona Sul

victoria Farias

Conselho Municipal de Regulação aprova resolução sobre as condições de concessão de benefícios do Zona Azul

blitzamazonico

Prefeitura entrega pistolas, munições e equipamentos táticos a guardas municipais aprovados em capacitação

victoria Farias