Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura elabora termo de cooperação para envolver artistas de rua em projetos urbanos

A arte urbana em espaços públicos busca representar a aparência interior, oferecendo significado e identificação aos moradores de cidades do mundo todo. Para estimular e promover a construção de peças artísticas ao ar livre, a Prefeitura de Manaus , por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), desenvolve um termo de cooperação técnica para celebrar com artistas da cultura popular. O termo está sendo revisado para ser assinado até o segundo semestre de 2025.

Em reunião com membros do Grupo de Acesso Oficial de Cultura Popular (GAO), o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, apresentou o projeto para transformar as obras de arte especiais, como são chamadas as grandes empreitadas no universo da construção civil, em locais com arte urbana.

São obras especiais de viadutos, passarelas, túneis, rodovias e pontes. Eles levam esses nomes porque, no passado, essas infraestruturas foram construídas por artistas com uma boa estética. E a prefeitura quer usar a arte urbana para realizar grandes murais no espaço público, integrando comunidade, pertencimento, identidade, regionalidade e sustentabilidade.

Fazedores de arte

“O grupo de fazedores de cultura reúne elementos da arte urbana e é justamente o que queremos para a cidade, promover a visão artística em vários pontos da capital, reunindo grafite, hip-hop, dança e outros movimentos e demandas dos artistas. A ideia é termos um acordo de cooperação para que possam ocupar uma cidade com arte urbana, com foco no ambiente e na sustentabilidade, além da nossa herança indígena e amazônica”, disse o vice-presidente.

Para Dudson Carvalho, diretor-presidente do GAO, composto por mais de 40 instituições filiadas, o projeto tem grande importância para o setor cultural de arte urbana, para revitalizar áreas mais degradadas pelo tempo, conduzindo uma leitura visual artística para os espaços. “Temos trabalhos em intervenções urbanas, como embaixo do viaduto do Manoa, e uma parceria com a prefeitura vai contribuir com a cena artística, para o desenvolvimento de projetos de grafite, dança, música, enfim. Já temos grandes murais e painéis feitos por artistas do grafite e essa arte acaba de ser feita para embelezar Manaus e transformar esses espaços”, disse Carvalho.

O presidente da associação destacou ainda que uma parceria municipal é um passo para a valorização de diversos artistas, que muitas vezes ficam à margem de editais e projetos culturais por uma série de fatores. “A importância desta valorização é imensa, para que possamos, juntos, revitalizar áreas urbanas da capital”.

A sede do GAO fica embaixo do viaduto do Manoa, na zona Norte.

Foto – Divulgação

Post Relacionado

Prefeitura abre 12 unidades neste sábado, 13/8, para atualização do esquema vacinal contra a Covid-19

Victória Farias

Prefeitura intensifica fiscalização para reduzir acidentes nas vias e garantir uso correto das vagas especiais nos shoppings

victoria Farias

Manaus Previdência lança ‘Solicitação On-line de Pensão por Morte’ para agilizar atendimento

victoria Farias