Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus requalifica infraestrutura e mobilidade no centro histórico em cinco dias de mutirão

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu, nesta sexta-feira, 8/8, os primeiros cinco dias de trabalho do quinto “Mutirão no Bairro”, realizado no centro histórico da cidade, com intuito de promover melhorias significativas na mobilidade, segurança e valorização da região histórica da capital.

A operação reuniu 16 secretarias municipais em uma ação integrada de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento e assistência social. Com duração estimada de 90 dias, o mutirão será dividido em três grandes polos territoriais e, nesta primeira fase, contempla 49 ruas.

“O centro de Manaus está recebendo a atenção que merece. Em poucos dias, já vemos mudanças visíveis e significativas, sentimos a satisfação das pessoas que transitam por aqui. Esse é um trabalho que vai muito além da infraestrutura, é sobre devolver orgulho e segurança à população”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Serviços

O trabalho no “Mutirão no Bairro” conta com cerca de cem profissionais da Seminf, apoiados por equipamentos especializados, caçambas e retroescavadeiras, atuando de forma coordenada e intensiva, dia e noite, na área do centro histórico.

As equipes da Seminf executaram a implantação de 320 metros de meio-fio e calçadas recuperadas, garantindo mais acessibilidade aos pedestres e preservando a estética do Centro. Foram mais de 20 caixas coletoras desobstruídas, melhorando a drenagem e prevenindo alagamentos.

Além disso, cinco quiosques na área externa da Manaus Moderna em situação de risco foram demolidos para liberar espaço público e eliminar perigos à população. No sistema de drenagem, cinco intervenções de desobstruções com auxílio de hidrojato devolveram fluidez à rede, evitando transtornos em períodos de chuva.

Outro avanço importante é a execução de 250 metros de drenagem superficial na rua Marcílio Dias, com a implantação de grelhas de fibra de vidro, um material sem valor comercial, que representa uma nova tecnologia adotada pela prefeitura para coibir furtos recorrentes e garantir mais durabilidade ao sistema.

Também foi realizado o recapeamento de 300 metros de extensão na rua José Clemente. A via agora conta com asfalto novo, garantindo tráfego mais seguro e confortável para motoristas e pedestres.

A Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM-Energia) realizou 570 intervenções de manutenção em luminárias e refletores, especialmente em áreas escuras e de vulnerabilidade, proporcionando não apenas mais iluminação, mas segurança à população.

Já a Unidade Gestora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM–Água) identificou e solicitou à concessionária de água a solução de quatro vazamentos, além da reposição asfáltica em três pontos de serviços da concessionária e fiscalização da execução dos trabalhos. Em parceria com a concessionária, a UGPM-Água prestou diversos serviços à comunidade, como religação de água, cadastro na tarifa social e troca de titularidade, garantindo atendimento ágil e direto ao cidadão.

O mutirão no Centro segue avançando com o objetivo de resgatar a vitalidade do coração histórico de Manaus, oferecendo um espaço mais seguro, iluminado e funcional para moradores, trabalhadores e visitantes.

Texto – Valesca Martins/Seminf

Foto – Márcio Melo/Seminf

Post Relacionado

Prefeitura reúne estudantes para o último Viradão Saeb do Educa+Manaus 

victoria Farias

Prefeitura apresenta programação da 5ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus

victoria Farias

Durante visita técnica da Prefeitura, feirantes conhecem estrutura da nova feira na Colônia Antônio Aleixo

victoria Farias