Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza imersão com jovens e adolescentes sobre soluções em saneamento básico

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Águas de Manaus, realiza, de 18 a 20/11, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, uma imersão em formato de hackathon, para a criação de soluções para saneamento básico na capital amazonense.

O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, destacou a importância dessa parceria para a realização do evento que contará com cerca de 90 jovens e adolescentes.

“Provavelmente esse é o último hackathon do ano, no Casarão da Inovação Cassina, que, inclusive, foi premiado como ambiente colaborativo da nossa cidade. O melhor ambiente para se trabalhar inovação e tecnologia, e esse hackathon é para pensar em soluções voltadas para a água. Todo evento que busca levar soluções para a população, é importante a gente apoiar, até porque é uma orientação do prefeito David Almeida”, explicou Radyr.

A imersão “Ajurí das Juventudes” (Youth Challenge ou Desafio Jovem), iniciou nesta sexta-feira, 18/11, a partir das 18h, e se trata de uma parceria inédita entre o órgão municipal e os entes públicos-privados, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências e habilidades e preparar os jovens para uma transição positiva em economia verde, neste ambiente que é o Casarão da Inovação Cassina.

“É uma honra estar recebendo mais um evento e mais uma parceria no Cassina. Iremos focar no saneamento básico com jovens que vão ter um período externo e outro externo para promover novas soluções, e tudo isso está muito alinhado com o nosso propósito e nossos objetivos. Que tenhamos oportunidade de promover mais eventos como este na nossa cidade”, explicou Leandro Neves, gestor do Casarão Cassina.

O foco do evento é a capacitação de adolescentes e jovens, de 16 a 24 anos, sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde, apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.

“Será uma experiência incrível para nós da Unicef, e a parceria com a prefeitura é fundamental para que a gente possa viabilizar isso, pensando no acesso à água, saneamento e higiene no município de Manaus, e estamos trazendo a experiência do nosso time de fora de Manaus, para construirmos o Ajurí com o público local”, salientou Felipe Gonzalez, oficial de Programas do Unicef para iniciativa Generation Unlimited – 1MiO.

Foram selecionados 90 participantes, moradores de Manaus e da região metropolitana. Eles estão divididos em times na maratona, bem como serão formadas as equipes com os escolhidos.

A assistente de Inovação de startup, Trinidy de Souza, que irá participar do hackathon nos três dias, comentou a respeito do evento e as expectativas.

“A minha expectativa é bastante alta. Eu vi os parceiros, então eu espero grandes coisas e grandes conhecimentos. Até pela imersão nas comunidades, vai trazer um impacto social muito grande para a nossa região”, explicou Trinidy.

No sábado, 19/11, haverá uma imersão nas comunidades previamente selecionadas, que são: Itaporanga, Beco do Nonato e Catalão, e depois uma rodada de mentorias no Casarão da Inovação Cassina.

Já no domingo, 20/11, os adolescentes continuam participando de uma capacitação no casarão, e ao fim da imersão, três projetos serão escolhidos por uma comissão formada por representantes da Águas de Manaus, Unicef, Fundação Rede Amazônica e outras entidades parceiras. O anúncio dos vencedores ocorrerá no próximo dia 22, no Palácio Rio Negro.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus assina contrato com empresas intermediadoras de estagiários

Victória Farias

Prefeitura de Manaus atua na limpeza do igarapé da comunidade João Bosco

victoria Farias

Prefeitura mantém serviços essenciais em funcionamento no feriado e ponto facultativo

blitzamazonico