Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza formação do Programa de Tutoria Educacional para professores em estágio probatório

Professores em estágio probatório da educação infantil e do 1º ao 9º do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta sexta-feira, 3/3, da formação do Programa de Tutoria Educacional, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Participaram 458 educadores chamados do cadastro de reserva do último concurso público de 2017 e do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2021. A meta do encontro é acolher os profissionais recém-empossados e apresentar a estrutura organizacional da pasta.

O Programa de Tutoria Educacional é executado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, que desde 2018 promove a integração dos educadores em estágio probatório. Neste período, já foram atendidos em movimentos presenciais e remotos cerca de 9.981 professores recém-ingressos na rede de ensino, com diversas ações como: palestras, oficinas, tutoriais e dinâmicas.

A chefe da DDPM, Inez Alcântara, destacou o trabalho realizado com os novos professores, que têm na formação a chance de saber como funciona a secretaria, bem como o trabalho a ser executado nas escolas.

“A importância é gigantesca. Como professora, eu vejo a importância de acolher os novos professores na rede. Ter esse conhecimento da estrutura da Semed, do funcionamento de todo o sistema, é essencial para quem está chegando se sentir abraçado pela secretaria. A equipe do programa Tutoria Educacional vai orientar esses professores na escola, dando suporte necessário para que o processo de ensino aprendizagem se desenvolva com eficiência”, comentou.

Aprendizado

O professor de Artes, David Ferreira Silva, da escola municipal Sonia Maria, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, já conhecia o programa, mas agora ampliou as informações sobre o Tutoria Educacional.

“Pretendo agregar tudo isso, além também de estar orientando e passando as informações devidas ao aluno. Como eu pretendo fomentar a cultura para isso, é necessário esse aprendizado. Hoje foi um dia produtivo, pois estou a cada momento levando esse conhecimento e juntando para a gente concretizar um excelente ensino com os alunos”, citou.

A professora Katiane Pinheiro de Freitas, da escola municipal Erasmo Linhares, no Parque das Nações, bairro Flores, zona Centro-Sul, ficou satisfeita em ter participado do encontro.

“Gostei muito da formação, porque a minha história é de luta, superação e conquista. Foi muito difícil chegar aqui. Minha mãe foi da rede e me ensinou esse caminho. Sempre tive amor pela profissão, porque minha família é de educadores. Essa formação me deixou muito feliz, e quando entrei imaginei que não tinha, mas hoje tenho formação, tenho apoio e vou procurar levar os conhecimentos desse encontro para a minha vida profissional”, finalizou.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança nas obras em novas ruas no bairro Nova Cidade

blitzamazonico

Prefeito cumpre agenda com presidente da República em busca de investimentos para Manaus

victoria Farias

Obra irregular e sem licença no Alphaville tem nova apreensão de material por reincidência

blitzamazonico