Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza exposição ‘A Geologia no Bem-Estar da Humanidade’ para alunos da rede municipal

Em alusão ao Dia do Geólogo, realizado em 30 de maio, estudantes do 6º ano da Escola Municipal José Garcia Rodrigues, localizados no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, participaram, nesta terça-feira, 3/6, da exposição “A Geologia no Bem-Estar da Humanidade”, promovida pela Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade aconteceu no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping, sob forma cooperativa das Ocas do Conhecimento Ambiental (Ocas), setor vinculado à Semed, em parceria com a Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Amazonas (Vema/TJ-AM).

A tem iniciativa como objetivo divulgar, popularizar e valorizar o conhecimento científico da Amazônia, promovendo um diálogo entre geocientistas e a comunidade manauara, com ênfase na preservação ambiental e na importância do trabalho dos profissionais da geologia.

A exposição apresenta materiais, produtos geológicos e fósseis que ajudam a visualizar a evolução da Terra ao longo das eras, democratizando o acesso à informação e contribuindo para a popularização da ciência.

De acordo com o coordenador das Ocas do Conhecimento da Semed, Renato Bezerra, a ação busca dar maior visibilidade aos profissionais da geologia.

“Estamos aqui em mais uma exposição, de caráter científico, para abordar a Amazônia em diálogo com os cientistas e a comunidade escolar. No dia 30 de maio, foi realizado o Dia do Geólogo, e queremos destacar a importância desse profissional para o estudo da Terra, das rochas, dos impactos da natureza e das ações humanas sobre o planeta”, afirmou Renato.

O chefe do Departamento de Geociências (Degeo) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lucindo Fernandes, ressaltou que o principal objetivo da exposição é mostrar como a geologia contribui para o bem-estar da humanidade por meio da apresentação de minerais, fósseis e imagens.

“Com isso, as crianças e os visitantes podem conhecer de onde vêm os materiais que utilizam no dia a dia. Tudo começa com a pesquisa geológica, que permite gerar soluções e produtos fabricados que beneficiam a sociedade”, explicou Lucindo.

O aluno do 4º ano, Micael Oliveira, de 9 anos, acabou por sua experiência com paixão.

“Estou achando muito interessante participar desta exposição. É muito legal conhecer as pedras vulcânicas, os fósseis, as rochas e as escavações. Quero saber mais sobre tudo isso aqui”, disse o estudante.

Parceria

A exposição conta com a parceria da Ufam, por meio do Degeo e do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO), além do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM).

A programação segue até dia 13 de junho, das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira.

Foto – Divulgação /Semed

Post Relacionado

Prefeitura atua com ‘Guarda Presente’ em mais de 150 escolas nesta quinta-feira

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus vai premiar contribuintes que pagarem IPTU em dia neste ano

Victória Farias

Prefeito vistoria obras de UBS ‘mini-hospital’ na zona Norte

Patrick da Silva FARIAS