Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza encerramento do projeto ‘Cuia de Sabores de Creche’

Durante todo o ano letivo, as creches da Prefeitura de Manaus desenvolveram o projeto “Cuia de Sabores de Creche”, que visa não apenas a nutrição, mas também o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância. O encerramento da ação aconteceu, nesta sexta-feira, 22/11, na creche municipal Ana Lopes, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, e contou com a participação de 17 creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o evento, as creches apresentaram os alimentos produzidos por pais e crianças, como mingau de abóbora com tapioca, bolinho de aveia, salgados, pão de batata-doce, sorvete saudável, entre outros.

A ação, coordenada pela Divisão de Educação Infantil (DEI) e pela Gerência de Creche, é fundamentada na Resolução FNDE/2020 de 8 de maio de 2020, que proíbe a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçantes nas preparações culinárias e bebidas para crianças até três anos de idade.

“A Semed tem uma grande preocupação com a alimentação das crianças, principalmente as da primeira infância. Por isso, nas creches não são servidos alimentos com açúcar, sódio ou industrializados. Todas as nossas creches desenvolvem a alimentação saudável, mas para isso também precisamos do apoio dos pais, para que esse hábito seja mantido em casa”, comentou a chefe da DEI, Cláudia Magalhães.

Uma das apresentações foi feita pela Creche Manoel Octávio Rodrigues de Souza, que é situada no Jardim Mauá, na zona Leste. “A participação dos pais foi imprescindível para a realização do projeto, porque além de trabalharmos os hábitos saudáveis, também trabalhamos a afetividade”, informou a gestora da creche, Ana Paula Tobá.

Para a dona de casa Maria Rita Costa, mãe do pequeno José Salomão, de 3 anos, que estuda na Creche Virgínia Marília Mello de Araújo, em São José, o projeto revelou um novo olhar sobre a alimentação, que agora é implantado em sua casa. “Agora, além de melhorar a alimentação da minha família, sei que posso colocar meu filho para fazer comida junto comigo. Isso também ensina a ele a autonomia de escolher sua própria comida. Vejo no rosto dele a satisfação de comer aquilo que ele mesmo preparou”, declarou a mãe.


Foto – Polly Freire/ Semed

Post Relacionado

Procon Manaus abre novo ponto de atendimento na Galeria dos Remédios

blitzamazonico

Prefeito David Almeida acompanha avanço do programa ‘Asfalta Manaus’ em bairros da zona Oeste

Victória Farias

Prefeito fiscaliza instalação de nova ecobarreira no Passeio do Mindu em Manaus

blitzamazonico