Como forma de priorizar a saúde do servidor, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em alusão à campanha “Fevereiro Roxo”, realizou nesta terça-feira, 14/2, em tempo integral, uma ação destinada aos servidores da secretaria, extensivos também para os familiares, com testes rápidos e imunização. A programação foi no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, em parceria com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Este mês é dedicado ao combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) conhecido como “Fevereiro Roxo”, quando são intensificadas as orientações e cuidados na prevenção dessas infecções que são causadas por vários tipos de microrganismos como bactérias, vírus e outros parasitas. Na oportunidade, foram disponibilizados testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C e também vacinas para a Covid-19 (terceira e quarta doses), febre amarela, hepatite B e tétano.
A gerente Wânia Braga, responsável pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, reforçou a importância da atividade para os servidores da sede.
“Como todos os anos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, tem a preocupação com a saúde do servidor, promovendo essas campanhas. O nosso prefeito David Almeid e a nossa secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, são motivadores dessas iniciativas realizadas constantemente”, salientou.
Para a enfermeira da Semsa, Celly Pinto, a ação é fundamental para as pessoas aproveitarem esse tempo e fazerem estes testes essenciais à saúde.
“A gente está aqui para oportunizar aos funcionários as doses das vacinas neste momento de Carnaval e os testes rápidos importantes no combate às doenças sexualmente transmissíveis. Montamos um verdadeiro paredão da saúde, no qual a pessoa faz o teste e recebe orientação”, completou.
Com 30 anos de Semed, a servidora Maziles Reis que trabalha na assessoria jurídica da sede, aproveitou a oportunidade para fazer todos os testes e tomar as vacinas disponibilizadas pela campanha.
“É muito importante participar desta ação, tendo em vista muitas vezes, como por exemplo, a hepatite C é uma doença silenciosa e se a pessoa não fizer o teste para comprovar se realmente tem, a pessoa fica sem fazer o tratamento adequado. Nos casos das outras vacinas de grande importância, se as pessoas vão viajar fora do estado ou para algum município, precisa ser vacinada contra a malária, tétano, enfim, a gente nunca sabe o que pode acontecer”, ressaltou.