Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 8º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares

Com o tema “O Conselho Escolar e o Novo Plano Municipal de Educação 2026–2036”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 13/11, o 8º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares, com a participação dos presidentes das comissões fiscais das escolas da rede municipal de ensino.


O encontro, organizado pelo Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce), aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pinheiro, na sede da Semed, localizada na avenida Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.


O objetivo do evento foi destacar a importância da participação da comunidade na definição das metas e estratégias voltadas à educação municipal. A programação contou com palestra sobre o papel do conselho escolar na construção do novo Plano Municipal de Educação para o próximo decênio, além da apresentação das mudanças na Lei nº 14.644, que rege os conselhos escolares e momentos de interação com o público.


Para o subsecretário da Semed, Dalmir Salazar, a escola já é um espaço democrático de interação entre estudantes, professores e famílias, e encontros como este reforçam a importância dessa prática nas unidades de ensino municipais.


“Os conselhos escolares são muito importantes, porque são formados por representantes de toda a comunidade escolar: famílias, servidores e estudantes. Essa participação é essencial, pois dá voz a todos que fazem parte da escola. A gestão precisa ser coletiva, e é isso que devemos colocar no coração dos nossos alunos e de todos que participam da vida escolar”, destacou Dalmir.


O coordenador-geral dos conselhos escolares, Luiz Albuquerque, explicou que o encontro faz parte do ciclo anual de seminários promovidos pela Semed. Segundo ele, o principal objetivo é reunir os conselheiros para debater temas relevantes à gestão escolar.


“Este encontro marca o oitavo ciclo de seminários dos conselhos escolares, uma ação que realizamos todos os anos. A ideia é que, após o encontro, os participantes levem o que aprenderam para suas escolas, especialmente sobre como mobilizar a comunidade na construção do novo Plano Municipal de Educação, que vai orientar a educação de Manaus pelos próximos dez anos”, afirmou Luiz.


O professor Walter Pinheiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Gacfe Nacional, foi o palestrante convidado do seminário. Ele ressaltou que o encontro tem como foco principal o papel do conselho escolar no processo de construção do novo Plano Municipal de Educação.


“Hoje, estamos tratando do conselho escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação. A proposta é refletir sobre o que é o conselho enquanto colegiado da escola, com poder deliberativo. Queremos dialogar com os presidentes das comissões fiscais, que estão participando do evento, e reforçar a importância da gestão colegiada como forma democrática de conduzir as escolas”, destacou o professor.


Para a professora Eldarilene Moreira, presidente da Comissão Fiscal da escola municipal Maria Auxiliadora, participar do seminário foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências.


“Minhas expectativas são de aprendizado. Vim participar para entender melhor sobre as verbas e as funções do Conselho Fiscal, porque é o meu primeiro ano como presidente. O papel do conselho é muito importante, porque precisamos acompanhar como o dinheiro está sendo usado para melhorar a educação”, concluiu.

Texto – Alexandre Abreu/Semed

Foto – Eliton Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeito David Almeida anuncia entrega de três novas unidades de saúde para primeiro semestre de 2025

blitzamazonico

Prefeitura recupera rede de drenagem no bairro Parque das Laranjeiras

Victória Farias

Prefeito David Almeida assina decretos que criam selos ‘Amigos da Natureza’ e ‘Amigos dos Animais’

blitzamazonico