Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 2ª reunião do Comitê da Gastronomia em preparação à candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Prefeitura de Manaus , por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), realizou, na manhã desta quarta-feira, 7/9, a 2ª reunião do Comitê Gestor de Manaus Cidade Criativa da Gastronomia. O encontro aconteceu no auditório do complexo turístico mirante Lúcia Almeida e reuniu representantes de instituições públicas, entidades de classe, setor produtivo, profissionais da gastronomia e sociedade civil.

Durante a reunião, foram debatidos pontos fundamentais para o avanço da candidatura de Manaus ao título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Entre os principais temas da pauta, seria a leitura e assinatura da ata da reunião anterior, a revisão do plano de trabalho com base nas ações propostas no dossiê e novas sugestões, além da apresentação do plano de marketing com estratégias de divulgação do selo de gastronomia junto à população, incluindo um cronograma de ações para engajamento popular.

O diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, destacou o papel da articulação coletiva e da construção participativa como elementos essenciais para o sucesso da candidatura. “Estamos diante de uma oportunidade histórica para Manaus. A candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco é muito mais que um reconhecimento simbólico, ela representa desenvolvimento econômico, visibilidade internacional e valorização da nossa identidade cultural. A ManausCult tem atuado com responsabilidade e compromisso, reunindo os diversos atores envolvidos para garantir um processo sólido, transparente e participativo”, afirmou.

O vice-presidente de Turismo da ManausCult, Oreni Braga, também reforçou a importância da preparação técnica e institucional ao longo de todo o processo. “Essa reunião foi mais um passo estratégico na consolidação da candidatura de Manaus. Estamos trabalhando em todos os eixos desde a estruturação de políticas públicas até a mobilização da sociedade para mostrar ao mundo a força da nossa gastronomia amazônica. Essa candidatura é uma construção coletiva, que envolve instituições, chefs, produtores, empreendedores e a população. O selo da Unesco será um reflexo do nosso compromisso com o futuro da cidade”,

Marco

A capital amazonense alcançou um importante marco no processo: foi escolhida pelo Comitê de Seleção do Governo Federal composto pelos ministérios do Turismo, da Cultura e pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) como a cidade que representará o Brasil na disputa por uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. Manaus concorreu com mais de 20 cidades brasileiras e agora avança para a fase internacional do processo seletivo, que poderá garantir à capital o Selo da Gastronomia Criativa.

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco visa promover a cooperação internacional entre cidades que liberam a criatividade como pilar central para o desenvolvimento urbano sustentável. A candidatura de Manaus, que conta com apoio técnico do Sebrae Amazonas, evidencia a diversidade e o potencial da gastronomia regional como vetor de transformação econômica, geração de emprego e fortalecimento da identidade cultural. Com o título, a cidade se posiciona no cenário global da criatividade e da inovação, reforçando seu papel como referência na economia criativa.

Texto – Jéssica Trajano / ManausCult

Foto – Thelson Souza / ManausCult

Post Relacionado

Prefeito David Almeida destaca grandiosidade do ‘#Sou Manaus Passo a Paço 2023’ com 80 mil ingressos gratuitos por noite

victoria Farias

Prefeitura convoca pedagogos aprovados no PSS para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino

Patrick

Prefeitura promove vacinação na Lagoa do Japiim direcionada aos servidores

victoria Farias