A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, nesta quarta-feira, 8/11, o Programa Orçamento na Escola Adicional (Proesc/Ad), que vai contemplar oito setores pedagógicos da sede e as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs). O encontro aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Sul da capital.
O valor do investimento é de R$ 600 mil, que será dividido entre os 15 setores, e cada um terá um saldo de R$ 40 mil para aplicar em materiais pedagógicos até dezembro deste ano. O Proesc/Ad visa subsidiar com recursos financeiros, de caráter suplementar, despesas com ações educacionais que promovam melhorias na qualidade da educação básica.
De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento (Deplan), Leís Batista, o benefício do Proesc/Ad é para aquisição de itens que sejam necessários para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e que tenham como fim às escolas. “Com o programa, setores da rede municipal de educação poderão adquirir materiais ou serviços voltados para atividades pedagógicas, que venham atender assessores ou professores, com palestras, oficinas ou qualquer outra atividade que atendam esse público”, explicou o diretor.
Os participantes receberam um manual prático com orientações quanto ao procedimento de planejamento, execução e prestação de contas do recurso financeiro. “O programa vem otimizar as questões dos setores pedagógicos da Semed, onde o chefe do setor pode observar as dificuldades e elaborar um planejamento para as questões educacionais, realizando congressos, oficinas, workshop, por exemplo. A intenção da secretaria é fomentar, também, os projetos pedagógicos que já existem. Tudo isso é para atingir o nosso público-alvo, o aluno”, esclareceu a coordenadora do Proesc, Jussara Marques.
O cartão já pode ser utilizado. O mesmo é entregue no nome e CPF do chefe do setor, caso aconteça uma mudança, o cartão deverá ser devolvido e cancelado, para que seja destinado ao novo responsável pelo setor. Para a chefe da DDZ Oeste, Edilene Pinheiro, o Proesc/Ad possibilita mais praticidade no fazer educacional. “A partir do programa, vamos poder adquirir itens necessários e que não temos e, pela primeira vez, recebendo esse recurso, vamos desenvolver um trabalho com mais qualidade ainda”, disse a chefe.
Foto – Eliton Santos/ Semed