Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus presta assistência a famílias afetadas pelo desbarrancamento em Mauazinho

Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil do Município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), juntamente com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 2/4, atendimento de famílias afetadas por um desbarrancamento na rua Ernesto Henrique, no bairro Mauazinho.

A prefeitura já atende 14 famílias no local e após um novo sinistro três famílias foram atendidas, orientadas a deixarem as residências e cadastradas para obtenção do auxílio-aluguel.

O diretor de operações da Defesa Civil do Município, José Mendes, explicou que a área é monitorada pela prefeitura, com famílias já cadastradas para obtenção do auxílio-aluguel e que mais famílias estão sendo encaminhadas para a Semasc.

“Estamos fazendo todos os encaminhamentos para a secretaria de assistência, a Semasc, justamente para dar o apoio, fazer o acolhimento e a parte que nos cabe, gerenciando o risco e tirando ela do risco e colocando no lugar seguro. É assim que estamos fazendo”, informou José Mendes.

O gerente do Serviço de Calamidade e Emergência da Semasc, Jander Guerreiro, informou que mais três famílias que residem no local foram cadastradas para obtenção do auxílio-aluguel após terem suas casas atingidas pelo desbarrancamento.

“O serviço de calamidade e de emergência da Semasc já está acompanhando 14 famílias, apresentando-as com auxílio-aluguel. Hoje, nós fomos acionados novamente pela Defesa Civil para fazer mais um cadastro de uma família e identificamos mais duas famílias que ligaram para a Defesa Civil. Essas três famílias também receberam no auxílio aluguel, assim elas serão assistidas para poder garantir que elas saiam desse inseguro local, devido a esses riscos de desabamento iminente. Então, essas famílias serão atendidas pelo e auxílio-aluguel”, explicou Jander Guerreiro.

Serviços

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informa que a situação da rua Ernesto Henrique foi avaliada pelo corpo técnico da Seminf, que monitora o local.

A área passa por estudo topográfico, para que as ações de contenção sejam apontadas e o serviço iniciado de forma segura e eficaz, uma vez que a existência de construções impeça o acesso das máquinas para a realização dos serviços.

Orientação

O gerente Jander Guerreiro ainda orienta a população que pode estar em situação semelhante, para acionar a Defesa Civil.

“O serviço de calamidade e de emergência sempre orienta que ligue para a Defesa Civil, para o número 199 para registrar a sua ocorrência e assim o nosso serviço conseguir atender ela o quanto antes, para sair dessas áreas de risco iminente”, orientou.

Foto – Antônio Pereira / Semcom

Post Relacionado

Prefeito David Almeida lança o ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ e celebra 10 anos do maior festival cultural gratuito do Brasil

victoria Farias

Prefeitura de Manaus abriga todas as famílias desalojadas do bairro Jorge Teixeira

victoria Farias

Prefeitura trabalha na implantação de 100 metros de uma nova rede de drenagem profunda no conjunto Canaranas

Patrick