Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus passa da marca de 4,2 milhões de metros quadrados com novos alvarás de construção

Novos alvarás de construção ultrapassam marca de 4,2 milhões de metros quadrados em Manaus

As vendas e os lançamentos de imóveis residenciais no Brasil subiram no 2° trimestre deste ano, tanto na comparação com o mesmo período do ano passado quanto em relação ao trimestre anterior. O crescimento também foi registrado na comparação entre os semestres, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

E os dados têm reflexo no volume de licenciamento realizado pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) que, de janeiro a julho deste ano, já ultrapassou a marca de mais de 556 mil metros quadrados de área licenciada com novos alvarás de construção. E em toda a gestão municipal, de janeiro de 2021 até o mês passado, se somam 4.230.874,96 metros quadrados. No acumulado da gestão também tem destaque o número de certidões de alvará de construção expedidas, totalizando 3.262. Em 2024, até julho, foram 397 certidões emitidas.

Segundo o levantamento de Indicadores Imobiliários Nacionais de 2024, referente ao 2° trimestre do ano, as vendas alcançaram um patamar recorde na série histórica do indicador, elevando o acumulado dos últimos 12 meses para 353,95 mil unidades.

Este ano, o mês com maior volume de alvarás por área foi o de abril, quando o Implurb processou o licenciamento de 177.557,13 metros quadrados de área.

Certidões
“Neste período temos alguns números bem expressivos, com destaque para dois, sendo o primeiro os alvarás. E por que o alvará de construção? Porque ele impacta diretamente na economia da cidade, na geração de emprego, na distribuição de renda e no aquecimento da economia. O Implurb licenciou mais de 550 mil metros quadrados de construções novas e gerou a regularização de mais de 405 mil metros quadrados de área com Habite-se, o que mostra que não é difícil se tirar as certidões e nem é problemático ter sua obra licenciada, conferindo mais segurança e ter um patrimônio legalizado”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Gestão
Na gestão municipal, Valente destaca ainda o licenciamento com novos alvarás de mais de 4,2 milhões de metros quadrados. “Isso impacta em mais de 30 mil empregos diretos e indiretos gerados na capital, promovendo renda, tributos e aquecendo a economia. E percebemos que Manaus está investindo na construção regularizada. Isso valoriza o bem imóvel”, completou o gestor.

O acumulado de área regularizada com o Habite-se soma, em toda a gestão, mais de 3,3 milhões de metros quadrados.

Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultado da população buscar licenciamento, levando mais segurança a seus projetos e edificações. “Ter uma cidade mais organizada, licenciada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. Esses são sinais de que a população está procurando o nosso licenciamento”, lembrou Valente.

Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

Post Relacionado

Prefeitura lança o ‘Seminf Móvel’, gabinete sobre rodas da Secretaria de Infraestrutura

Victória Farias

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus são capacitados para ampliação da oferta de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

victoria Farias

Prefeito lança Morar Melhor para 4 mil famílias e mais 4.680 habitações pelo Minha Casa, Minha Vida

blitzamazonico