Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica trabalhos de contenção da erosão no bairro Jorge Teixeira

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, nesta segunda-feira, 20/3, os trabalhos de contenção de erosão na rua Pinto D’Água, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, onde 11 casas foram soterradas no dia 12/3, durante uma forte chuva. As equipes envolvidas na força-tarefa concluíram o estudo topográfico do terreno.

Nesta segunda-feira, a atuação é no serviço de preparação da base, com alargamento da parte inferior do terreno, onde ainda há muita lama, abrindo caminho para garantir acesso das máquinas que levarão material até o talude (encosta). No local também serão realizados os serviços de desvio das águas acumuladas, também para facilitar o acesso das máquinas.

O período chuvoso dificulta alguns serviços no terreno, que é de grande instabilidade, como explica o engenheiro Tabajara Júnior.

“Seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior, estamos atuando de forma célere para conter a erosão nessa, que é uma área de extremo risco. É um local de difícil acesso, por esse motivo o trabalho é realizado com cautela, para evitar novos deslizamentos, dependemos também de estudos específicos e de dias sem chuva para agilizar os serviços e evitar perda de materiais”, afirmou o engenheiro.

As equipes farão a limpeza no talude para a remoção da grande quantidade de lixo no local. Em seguida, será realizado um estudo de identificação da estrutura do solo, para que seja definido o tipo de material a ser utilizado na contenção da erosão. Com a preparação e o reforço da base do talude, serão iniciados os serviços de aterro.

Posteriormente, as equipes de engenharia também irão identificar se será utilizada a técnica de rapel para a realização dos trabalhos, como ocorreu no serviço de contenção da erosão no bairro São Raimundo, zona Oeste, já que, de forma semelhante, a encosta neste terreno na rua Pinto D’Água, no Jorge Teixeira, tem pelo menos 60 metros de altura, não sendo viável o acesso pela parte inferior, segundo as equipes de engenharia.

Post Relacionado

Prefeitura e CMS/Manaus alinham ações para realização de eleição dos novos conselheiros locais de saúde

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus realizada sanitização na feira do São Francisco

blitzamazonico

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no bairro São José

Victória Farias