A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua nas obras de construção do complexo viário que irá interligar as avenidas Barão do Rio Branco e Governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres. A primeira etapa do serviço é executada na rua Barão do Rio Negro.
Em apenas uma semana de obras, as equipes avançam na escavação de 15 metros de profundidade das estacas e no desvio de 86 metros da rede de drenagem profunda, que ficará implantada ao lado direito da via, no sentido Bola do Coroado.
“Durante esses sete dias de obras, as equipes trabalham na perfuração das estacas, que medem aproximadamente 40 centímetros de diâmetro. O serviço tem como objetivo conter o solo e sustentar a estrutura da trincheira. Até o momento, 22 estacas foram concretadas, simultaneamente, os trabalhadores realizam o desvio da rede de drenagem para o lado direito do trecho, que estava no mesmo alinhamento das estacas que estão sendo perfuradas, desta forma daremos celeridade nos próximos serviços”, relata o fiscal da obra, engenheiro Igor Mendes.
A equipe composta por 30 trabalhadores atua na implantação de duas caixas coletoras, com poço de visitas em cada extremidade da extensão da nova drenagem, além do canteiro de obras, que proporcionará um suporte maior para a equipe.
“A equipe atua na construção de duas caixas com tampas metálicas, justamente para ter um acesso mais fácil na hora de realizar a manutenção. Além dessa confecção estamos atuantes também nos serviços do canteiro de obras, executando a montagem dos contêineres, refeitório e escritório”, complementa Igor.
O serviço é realizado na rua Barão do Rio Negro que foi interditada no dia 8/5, para que em breve seja concluída a perfuração das estacas e os trabalhos de retenção do solo. A previsão é de que a via permaneça interditada por 30 dias.
Como forma de não comprometer o fluxo das outras vias, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), criou uma rota alternativa para os condutores que trafegam neste trecho, com destino ao bairro Parque das Laranjeiras, com acesso à rua Barão de Suruí e à Visconde de Jequitinhonha, que fará ligação com a avenida Barão do Rio Branco.