Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização no segundo dia da operação ‘Transporte Legal’

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, nesta terça-feira, 18/3, o segundo dia da operação “Transporte Legal”. A ação ocorreu na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste, e resultou na retirada de circulação de dois ônibus que operavam no transporte clandestino de passageiros.

Os veículos apreendidos apresentavam diversas irregularidades, incluindo pneus carecas e furados, além de documentação atrasada desde 2021. Além disso, os motoristas estavam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, colocando em risco a segurança dos passageiros.

A escolha do transporte clandestino representa sérios riscos, pois esses veículos não passam por vistorias regulares, comprometendo a segurança dos passageiros e o bom funcionamento do transporte coletivo da cidade. Além disso, esses serviços irregulares prejudicam a sustentabilidade do sistema de transporte público regulamentado.

De acordo com o fiscal de transporte do IMMU, Jonas Moura, a operação “Transporte Legal” tem como objetivo retirar de circulação veículos irregulares e garantir a segurança da população. Ele ressaltou que os ônibus clandestinos não passam por vistorias e que a ação também visa reforçar o transporte regular na região. “Nosso intuito não é prejudicar o usuário, e sim garantir que ele tenha um transporte seguro e eficiente”, afirmou.

Atualmente, a região da Ponta Negra e do Tarumã é atendida por 13 linhas do transporte coletivo, conectando a área a diversas zonas da cidade.

Para garantir que os cerca de 80 passageiros afetados pela apreensão dos ônibus não fossem prejudicados, a operação contou com um ônibus de apoio da empresa Veja, que realizou o transbordo e conduziu os passageiros até seus destinos.

O guarda municipal Fernando Souza destacou o papel da corporação na segurança da operação, para assegurar a proteção dos fiscais e dos passageiros durante as abordagens. “Nós recebemos denúncias sobre possíveis infratores dentro dos veículos. Em um dos casos, um motorista tentou fugir com o ônibus para uma rua lateral, mas foi interceptado e levado ao ponto de fiscalização”, informou.

A operação “Transporte Legal” continuará sendo realizada para coibir o transporte irregular e garantir mais segurança e qualidade no deslocamento dos passageiros na capital amazonense.

Foto – João Viana/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura registra mais de 125 mil participantes e geração de 600 postos de trabalho no 66º Festival Folclórico do Amazonas

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus implanta grande rede de drenagem profunda solucionando alagamentos no Monte das Oliveiras

Victória Farias

Contenção do talude do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida chega a mais de 45% de execução do concreto injetado

blitzamazonico