Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia capacitação em turismo de base comunitária na Colônia Antônio Aleixo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), deu início ao Programa de Capacitação e Qualificação Profissional no Turismo de Base Comunitária, que integra o projeto Vivências Amazônicas – Capacitação e Qualificação de Comunidades Locais. A primeira etapa do programa será realizada na Colônia Antônio Aleixo, no período de 15/7 a 1º/8, sempre das 18h às 21h.

A ação contemplará também o Centro Histórico de Manaus e a comunidade do Livramento, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. A proposta é capacitar jovens e adultos que já atuam ou pretendem atuar na atividade turística, alcançando aproximadamente 300 participantes em três localidades.

“O turismo de base comunitário é uma das formas mais sustentáveis de promover o desenvolvimento, renda e pertencimento nas comunidades. Com esse projeto, estamos investindo diretamente nas pessoas, que são o principal patrimônio cultural e humano da nossa cidade. É uma ação estratégica e transformadora”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

Os cursos têm uma carga total de 270 horas de formação, distribuídas em três eixos principais: capacitação do ecossistema do turismo local, empreendedorismo no turismo e inclusão digital com marketing pessoal. Inscrições abertas no link https://forms.gle/SvjvxR53gzKnpoxVA .

A proposta está aprovada ao Plano Nacional de Turismo (PNT) 2025, que incentiva a qualificação, a inovação e a inclusão social, por meio do turismo. A ação também conta com o apoio do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), parceiro no fortalecimento da inclusão social e da participação cidadã no processo de desenvolvimento das comunidades.

A capacitação visa fortalecer a valorização do patrimônio cultural e natural de cada território, promovendo uma conscientização crítica e sustentável entre os participantes. Com isso, espera-se não apenas o aumento da qualidade no atendimento ao turista, mas também a geração de renda e melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

Foto – Divulgação / Manauscult

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus construiu nova ponte de madeira para os moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo

victoria Farias

Prefeitura de Manaus inicia segunda etapa da ação ‘S emed em movimento’ com mais de 3 mil serviços

victoria Farias

Escola indígena da Prefeitura de Manaus comemora mês dos Povos Originários com ‘2ª Semana Baré’

victoria Farias