Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus estimula idosos da Fundação Doutor Thomas com o projeto ‘Corpo e Mente’

Com objetivo de oferecer estímulo cognitivo e funcional aos idosos institucionalizados, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realizou, na tarde desta sexta-feira, 22/9, o início do projeto “Corpo e Mente”, na sede da instituição, na rua Doutor Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

As atividades desenvolvidas buscam restaurar e preservar a funcionalidade dos idosos e estimular as funções cognitivas, trabalhando os reflexos das questões emocionais do corpo, promovendo qualidade de vida.

Com 146 idosos institucionalizados, a equipe multidisciplinar do Programa de Longa Permanência (ILPI) e Programa Conviver no Parque Municipal do Idoso (PMI) criaram o projeto Corpo e Mente que vai acontecer todas as sextas-feiras, com a presença dos professores de educação física e equipe de psicologia.

Há dois meses na FDT, Maria do Carmo Silva de Almeida, 73 anos, conta que gostou da atividade e aguarda ansiosamente pela próxima vez.  “O projeto é ótimo, gostei da forma que eles criaram. A professora do parque é muito paciente. Eu não gosto de ficar parada, essa combinação de corpo e mente foi uma experiência incrível”, conta Maria.

Idealizador do projeto, o psicólogo Adriano Lago explica que o objetivo é que a pessoa idosa possa desenvolver as duas atividades, tanto física quanto cognitiva, diferenciadas por circuitos.

“Montamos dentro da sala de estimulação cognitiva dez estandes intercalados entre uma atividade física e outra cognitiva, e o idoso percorreu todo o circuito acompanhado de um profissional, sendo cronometrado. Visando a melhoraria tanto a habilidade física quanto cognitiva dos idosos”, explica Adriano.

Quanto à parte funcional, a contribuição será para melhora dos aspectos físicos e cognitivos, como explica a gerente de atividades físicas do PMI, Ana Beatrice.  

“O exercício físico contribui para melhora dos aspectos físicos e cognitivos, favorecendo a melhora das funções físicas e o desempenho nas atividades de vida diária, mantendo a independência e autonomia da pessoa idosa. O projeto é uma oportunidade para que possam sair um pouco das suas rotinas. É um momento em que os idosos da ILPI podem interagir se mantendo ativos e tendo uma ocupação importante, para trabalhar a mente e as funções físicas”.

A atividade será realizada todas as sextas-feiras, no período vespertino, com duração de 40 minutos, interagindo com os idosos aspectos sensoriais, cognitivos e emocionais, com intuito de melhorar sua qualidade de vida. É possível observar a importância do estímulo cognitivo e interação social, como itens fundamentais para um envelhecimento saudável, desenvolvendo motivação para realização de atividades diárias e esportivas.

Fotos – Priscielly Santos / FDT

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus instala câmeras de monitoramento 24 horas nas obras do ‘Local Casa de Praia’

Victória Farias

Projetos de lei que beneficiam servidores da Prefeitura de Manaus recebem aprovação dos vereadores

blitzamazonico

Museu da Cidade recebe exposição ‘Antes do Ângulo’ do poeta e artista Elpídio Nunes

victoria Farias