Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus conclui obra emergencial de drenagem no bairro Vila da Prata

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu o serviço emergencial de substituição de 30 metros de extensão da antiga tubulação da rua Paraguaçu, no bairro Vila da Prata, zona Oeste da cidade. As equipes de pronta resposta realizaram a troca dos tubos por manilhas mais modernas e resistentes, garantindo maior vazão e eficiência ao sistema de drenagem da área, além da reconstrução da caixa coletora.


Durante a vistoria técnica, foi identificado o rompimento de um trecho da rede de drenagem, causado por uma ligação clandestina de esgoto conectada de forma irregular à galeria. Essa estrutura é destinada exclusivamente ao escoamento de águas pluviais e não comporta esgoto, pois o contato constante com resíduos orgânicos acelera a decomposição dos tubos, comprometendo a integridade do sistema e provocando erosões.


O militar Paulo Sérgio de Araújo, de 54 anos, é morador da casa em que a calçada cedeu, e lembra que a área não apresentava indícios do que pudesse acontecer.


“O local, falo como morador, estava relativamente intacto, coloquei cerâmica, não apresentava indícios do que poderia ocorrer. O pessoal da prefeitura chegou aqui cedo, passou o dia trabalhando, eu digo que foi muito boa a pronta resposta da prefeitura. Entendo que a Seminf tenha várias ocorrências pela cidade e dentro de um espaço hábil, a prefeitura buscou atender a solicitação da população, que é na calçada da minha casa que fica ao lado de uma escola infantil. Quero agradecer o serviço que está sendo executado aqui”, comemora o morador.

O serviço foi finalizado com o reaterro e a reconstrução da calçada, devolvendo a acessibilidade e segurança do passeio público.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, a ação imediata das equipes demonstra o compromisso da prefeitura com a segurança da população e a manutenção da infraestrutura da cidade.


“Assim que identificamos o problema, nossas equipes agiram rapidamente e concluíram a substituição da tubulação danificada por manilhas mais modernas, garantindo mais durabilidade e vazão ao sistema. Essa intervenção foi essencial para restabelecer a normalidade na via e prevenir novos incidentes”, explica Renato Junior. 


O vice-prefeito também reforçou o alerta sobre os danos causados por ligações irregulares e o descarte inadequado de resíduos.


“É mais comum do que se imagina encontrarmos casos de esgoto despejado em galerias pluviais, o que é ilegal e muito prejudicial. Esse tipo de ligação clandestina enfraquece as estruturas e pode causar rompimentos e erosões graves. Precisamos da colaboração da população para preservar o sistema de drenagem da cidade”, completou.


A Prefeitura de Manaus reforça que ligações clandestinas em redes públicas configuram prática ilegal e prejudicam o funcionamento adequado do sistema. A Seminf segue atuando de forma preventiva em todas as zonas da cidade, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.

Texto – Valesca Martins/ Seminf

Foto – Márcio Melo/ Seminf

Post Relacionado

Manaus Previdência publica homologação do concurso para técnico e analista previdenciário

Victória Farias

Prefeitura inicia serviços de pavimento rígido no Trevo da Colônia Oliveira Machado

Victória Farias

Prefeito destaca apoio aos produtores durante abertura do 1º Encontro das Comunidades

victoria Farias