Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus apoia mostra de curtas-metragens nesta sexta-feira, 7/3

Nesta sexta-feira, 7/3, a partir das 18h30, na sede do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), localizado na rua Monsenhor Coutinho, no Centro, acontece a “Mostra de Filmes da Oficina de Produção Audiovisual – OPA Manaus”, contemplada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). Com classificação indicativa “livre”, a mostra é gratuita e exibirá os filmes produzidos durante as oficinas.

As oficinas para a produção do material audiovisual aconteceram em 2024, no Centro de Apoio às Famílias (Cenaf), no bairro Novo Israel, no Espaço Alternativo de Petrópolis, no Museu Amazônico e na biblioteca municipal João Bosco Pantoja, no Centro. Cada turma recebeu cerca de 20 alunos, que ao final das aulas produziram um curta-metragem, totalizando quatro filmes. 

Segundo o diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, a realização das OPAs proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades na produção audiovisual

“As oficinas foram realizadas em diferentes locais da cidade, buscando alcançar o maior público possível. Esta mostra, que acontece hoje, permite que os alunos vejam o resultado do trabalho que desenvolveram ao longo das aulas. O projeto é viabilizado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, e representa uma grande oportunidade para que esses jovens mostrem seu talento e criatividade”, comentou o presidente.

O produtor audiovisual e coordenador do projeto, Thiago Morais, que realiza as OPAs há sete anos, destaca como as oficinas gratuitas, apoiadas por editais, oferecem uma valiosa oportunidade de capacitação e interação entre profissionais e alunos, alcançando diferentes bairros e públicos.

“Essa interação com outros profissionais segmentados fortalece o aprendizado e capacita os alunos. As OPAs são oportunidades de aperfeiçoamento por se tratar de oficinas gratuitas, que ao receber apoio, por meio de editais, possibilitam que as oficinas cheguem a outros bairros e outros públicos. Esses filmes circulam em mostras e festivais, que acabam embasando a importância de oferecer capacitação profissional, explicou Moraes.

Os curtas produzidos durante as OPAs, que serão exibidos na mostra, são: “Pintura Ancestral”, dirigido e roteirizado por Thais Kokama, coordenadora do Cine Aldeia; “Nunca Mais”, com direção de Murilo Henrique; “Dilema de Antônia”, dirigido por Orlando K Junior; e “Todas as Vozes”, de Shaydson Souza.

O projeto “Mostra de Filmes da Oficina de Produção Audiovisual – OPA Manaus” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por intermédio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.

Foto – Divulgação/Concultura

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus disponibiliza teste rápido para avaliação de pessoas que são contatos de pacientes com hanseníase

victoria Farias

Manausprev representa os municípios do Brasil na comissão nacional

victoria Farias

Fórum sobre mobilidade encerra com apresentação de propostas e visita ao CCC

Victória Farias