Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus abre credenciamento para leiloeiros oficiais

Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), abriu, nesta quinta-feira, 5/6, procedimento licitatório para o credenciamento de leiloeiros oficiais. O edital nº 001/2025 pode ser consultado no Diário Oficial do Município (DOM) de 4/6. O regulamento também está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Compras e Contratos da Prefeitura de Manaus ( Compras Manaus ) e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

O credenciamento de leiloeiros oficiais tem como objetivo a realização, por meio de contratos específicos, de leilões presenciais e/ou eletrônicos de bens imóveis desafetados e móveis inservíveis de qualquer natureza, incorporados ou pertencentes ao patrimônio público da Prefeitura de Manaus.

O subsecretário de Gestão de Processos da Semad, Alexandre do Carmo, explica que a Semad é responsável pelo controle e gerenciamento de todo o patrimônio público municipal, entre bens móveis e imóveis, com ênfase na sua utilização correta, possibilitando redução de despesas e captação de recursos.

“A Semad tem uma divisão cuja atribuição é fazer o controle rigoroso de todos esses bens. Tudo é catalogado e aqueles que não estão mais em uso, seja por apresentarem algum defeito, estando obsoletos ou não atenderem mais as necessidades da prefeitura, são separados e vão a leilão. Há, ainda, aqueles que podem ser reparados, mas com custos que não compensaiam para a administração. Em casos assim, a orientação do prefeito David Almeida é que sejam leiloados e, para isso, precisamos contar com leiloeiros oficiais”, informa Alexandre.

A validade do edital é de 12 meses, a contar dos dados de publicação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período conforme interesse e necessidade da Administração, dentro dos limites da Lei de Licitações e Contratos. A vigência do contrato de prestação de serviço dos novos leiloeiros que forem credenciados será de até dez anos, de acordo com a necessidade da administração.

Certames

Entre os anos de 2021 e 2024, por meio da Divisão de Patrimônio (Dpat), a secretaria realizou oito leilões de bens imóveis e bens móveis, com destaque para a leilão do Edifício Garagem, no centro da cidade. Juntos, os certos resultaram em uma receita arrecadada de R$ 7.089.522,00.

Em 2025, a Semad já realizou dois leilões, sendo um de 26 sucatas de ambulâncias e outro de 11 automóveis e um trator, com uma arrecadação superior a R$ 448 mil.

Foto – Sidney William / Semad

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus levará serviços do ‘Sine nos Bairros’ aos moradores das zonas Sul e Oeste

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza abertura do ano letivo das escolas da zona rural 

victoria Farias

Prefeitura realiza abertura da ‘Semana Municipal de Prevenção às Drogas nas Escolas’

Victória Farias