Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura apresenta avanços da Educação de Jovens e Adultos durante fórum em Manaus

Em 2025, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conseguiu matricular aproximadamente 8.000 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este e outros avanços significativos, alcançados nessa modalidade de ensino, foram apresentados durante o Fórum de Partilha da EJA, realizado na noite de quarta-feira, 4/6, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o evento aconteceu no auditório da Semed, localizado no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

O fórum foi direcionado a gestores, professores, pedagogos, assessores, articuladores e formadores regionais da educação de jovens e adultos de Manaus e faz parte do “Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos” (Pacto EJA), que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a qual visa combater o analfabetismo, aumentar a escolaridade e expandir a oferta de EJA no Brasil. E ele é construído de forma colaborativa com municípios, Estados e o Distrito Federal.

Entre os objetivos do Pacto estão: elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

A ação contou com a presença do secretário municipal de Educação, Júnior Mar, o qual destacou os avanços e apoio da gestão para conseguir maiores resultados em toda a rede em 2025.

“Temos um time muito comprometido e, desde o início da gestão do prefeito David Almeida em 2021, temos buscado subir o nível da educação municipal. A EJA, assim como todas as fases que vão desde a creche, está inserida nesse processo de melhoria e não é surpresa termos conseguido esse e outros avanços nessa modalidade e podem esperar, vamos avançar muito mais. Estamos empenhados e comprometidos em oferecer uma educação cada vez mais de qualidade a nossos estudantes”, pontuou o secretário municipal.

Também presente ao evento, a secretária adjunta da capital da Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc), Edilene Pinheiro, salientou que a ideia do evento foi propor um momento de diálogo e socialização de informações acerca da EJA. “A ação teve a intenção de propor um diálogo e refletir com os educadores as experiências do Pacto pela superação do analfabetismo e qualificação da Educação de Jovens neste primeiro semestre, como base para a construção de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas.  Então, hoje, de fato, a ideia é fazer essa troca de experiência e promover esse diálogo sobre o ensino da EJA com representantes da Semed Manaus e Seduc”, frisou Edilene.

A chefa da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), da Semed, e articuladora do pacto pela superação do analfabetismo e qualificação da EJA de Manaus, a professora Alina Bindá apresentou o panorama de matrículas ofertadas pelo município de Manaus na modalidade e destacou as estratégias que a rede municipal vem executando com o suporte da Prefeitura de Manaus em 2025.

“Hoje vamos evidenciar as estratégias que foram tomadas até o primeiro semestre de 2025. E Manaus se destaca, porque a rede municipal foi umas das primeiras do Brasil a assinar este Pacto, porque o prefeito David Almeida, com compromisso pela superação do analfabetismo fez adesão ao programa Brasil Alfabetizado, pelo fato também, de termos ampliado as matrículas da EJA e porque os nossos professores estão participando efetivamente das formações que estão dentro das estratégias deste Pacto”, destacou Alina.

Foto – Eliton Santos e Mário Oliveira/Semed

Post Relacionado

Escolas da rede municipal de ensino recebem mais de 234 toneladas de alimentos da agricultura familiar em 2025

victoria Farias

Avenida Mário Ypiranga Monteiro terá trânsito liberado na tarde desta segunda-feira, 18/11, anuncia prefeito David Almeida

victoria Farias

Prefeitura de Manaus doou mais de 47 mil mudas de plantas em 2021

Victória Farias