Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida assina ordens de serviço para construção de unidade de saúde e base do Samu

A Prefeitura de Manaus segue ampliando e modernizando a rede municipal de saúde. Na manhã desta quinta-feira 30/1, o prefeito David Almeida assinou duas ordens de serviço que representam um avanço significativo para a assistência à população: a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) Porte 4, no conjunto Beija-Flor, bairro Flores, zona Centro-Sul, e a primeira base própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no bairro Aleixo, também na zona Centro-Sul.

Os novos empreendimentos fazem parte do compromisso da gestão municipal em fortalecer, tanto a atenção primária quanto os serviços de urgência e emergência, garantindo estrutura adequada para atendimento de qualidade aos manauaras.

Com estrutura moderna e equipe multiprofissional, a nova unidade de saúde atenderá moradores do conjunto Beija-Flor e comunidades vizinhas, como Parque das Nações, conjunto Santa Cruz, Parque das Laranjeiras e outros condomínios da região.

“Estamos aqui assinando mais uma ordem de serviço para a construção de uma UBS Porte 4, que vai ampliar a oferta de serviços de saúde básica para essa região. É mais um investimento da prefeitura na Atenção Primária, garantindo atendimento próximo e de qualidade para a população”, destacou o prefeito David Almeida.

A unidade contará com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacinação, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e acompanhamento para pacientes com doenças crônicas, além de programas de prevenção em saúde.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, ressaltou que a construção dessa UBS representa um avanço significativo na ampliação da rede municipal. “Investir na atenção primária é essencial para garantir que a população receba atendimento preventivo e contínuo, evitando sobrecarga nos hospitais. Essa UBS será um ponto fundamental para a saúde da região”, afirmou.

Base Samu

Outro anúncio importante feito nesta manhã foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da primeira base própria do Samu em Manaus. Até hoje, todas as bases do serviço na cidade funcionavam em espaços alugados ou adaptados. Agora, a nova unidade será projetada desde o início para atender todas as exigências do Ministério da Saúde, garantindo melhor estrutura para os profissionais e maior eficiência no atendimento de urgência e emergência.

O prédio será verticalizado, com quatro andares, e contará com um centro de regulação próprio do Samu, espaço administrativo, almoxarifado para insumos, além de um centro de capacitação e educação permanente em urgência e emergência.

“Essa será a primeira base do Samu planejada e construída para funcionar de forma otimizada, com médicos reguladores, atendentes, laboratório de capacitação e um sistema que garante a reposição imediata dos insumos necessários para as ambulâncias. Tudo será feito conforme as normas do Ministério da Saúde”, explicou o prefeito David Almeida.

A expectativa é que a construção seja concluída em até dois anos, tornando-se um marco na reestruturação do serviço de urgência e emergência da cidade.

Compromisso

Com essas novas obras, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a modernização da rede de saúde, garantindo acesso facilitado aos serviços básicos e aprimorando a estrutura de atendimento de urgência.

“Estamos investindo para que a população tenha atendimento de qualidade, tanto na atenção primária quanto nas situações de emergência. Essas novas estruturas fazem parte do nosso plano de transformação da saúde municipal”, concluiu o prefeito.

Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus reforça frota de ônibus para atender os passageiros do porto Ceasa

Victória Farias

Semad realiza programação especial para homenagear as mães

Patrick

Novo episódio do ‘Bora Falar de Saúde?’ traz depoimento de quem recebeu diagnóstico de câncer de mama

victoria Farias