De forma inédita em áreas públicas urbanas da capital, a Prefeitura de Manaus vai entregar o primeiro playpet do parque linear Amazonino Mendes, cuja primeira etapa será inaugurada no aniversário da cidade, comemorado no próximo dia 24 de outubro. O espaço, de aproximadamente 80 metros quadrados, foi projetado para os animais de estimação dos frequentadores, proporcionando momentos de lazer para os pets e seus tutores.
Para assegurar o bom uso do lugar e as regras básicas de convivência no parque, a dica é que os animais estejam devidamente vacinados, saudáveis e livre de parasitas, como pulgas e carrapatos. É obrigatório que o dono tenha a sua sacolinha para recolher os dejetos do cão.
Vale ressaltar ainda que o tutor ou dono é responsável pela conduta de seu animal. Os cães deverão estar o tempo todo sob os cuidados de seus proprietários e dentro do alcance de seu comando. Ao entrar e sair do espaço, os cães deverão usar coleira e guia.
“A obra prevê este espaço único e exclusivo no parque e orientamos a todos que possam curtir a área com segurança e conforto, mas também com atenção aos amigos animais, seguindo regras básicas de convivência”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista, Pedro Paulo Cordeiro.
A obra é uma parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.
Construção
Entrando na contagem regressiva para a inauguração, o primeiro trecho do parque Amazonino Mendes recebe serviços em várias frentes para conclusão da etapa chamada de platô B, que será entregue durante as comemorações do aniversário de Manaus pelo prefeito David Almeida.
O primeiro parque linear da capital, localizado entre as zonas Leste e Norte, tem projeto arquitetônico do Implurb, estando numa área de mais de 134 mil metros quadrados, e receberá uma ciclovia e pista de caminhada que vão percorrer toda a área do espaço, com quase 3km.
Estrutura
O parque terá ciclovia, faixa verde arborizada e a pista de caminhada, um conjunto que vai percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, indo desta estrutura urbana até o residencial, ligando mobiliários de ponta a ponta.
A etapa que será inaugurada tem cerca de um quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.
A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno.
“O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos, serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds”, explicou Carlos Valente.
Intervenção
Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um playpet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.
Foto – João Viana e Dhyeizo Lemos / Arquivo Semcom