Blitz Amazônico
Manaus

Parceria do Idesam com a Dspace busca fortalecer comercialização de produtos ribeirinhos

O acordo é para a comercialização de peças de madeira manejadas provenientes da empresa familiar ILC, movelaria localizada na RDS do Uatumã, comunidade Caribi.

Uma nova parceria com a empresa Dspace incentiva a produção sustentável de base comunitária em Manaus. Desta vez, a movelaria ILC, uma empresa familiar que faz parte da Inatú Amazônia, está comercializando os produtos juntamente com a empresa baseada na capital que trabalha com produtos sustentáveis.  

Segundo Louise Lauschner, especialista da iniciativa Produção Sustentável do Idesam,  a ideia é valorizar ainda mais os produtos. “Com essa parceria é possível fortalecer a produção da movelaria e promover o contato dos produtos com o cliente final que tem interesse nos produtos”, afirmou.  

De acordo com ela, a escolha pela loja Dspace é o portfólio com marcas diferenciadas. “A Dspace busca empresas brasileiras com produtos mais sustentáveis e design diferenciado, os objetos de madeira da Inatú Amazônia preenchem todos os requisitos”, destacou.  Inicialmente, 10 objetos foram comprados e já foram encomendadas mais 120 peças pela Dspace que estão em produção. A venda dos produtos foi realizada pela movelaria familiar ILC para a loja e não há acordo de participação de lucros das vendas da Dspace.

Elisângela Cavalcante, uma das fundadoras dessa movelaria, comemora. “É muito gratificante ver as peças feitas pelas mãos de ribeirinhos sendo vendidas em um lugar bonito e sofisticado como a Dspace. O Idesam é nosso grande parceiro e graças a esse apoio conseguimos montar nossa movelaria e aperfeiçoar nossas técnicas, dessa maneira, foi possível comercializarmos os objetos feitos dentro da Reserva do Uatumã, com madeira legalizada. A Dspace é um espaço que valoriza nosso trabalho e exige qualidade.”, destaca. 

Para André Porto Faleiros, proprietário da Loja Dspace, os itens da movelaria atendem bastante ao modelo de negócio. “Somos um espaço que exalta o design brasileiro, com peças não só do Amazonas, mas de outros estados como Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Santa Catarina. Fomos apresentados a algumas peças da movelaria e nos impressionou muito o design, com madeira manejada dentro de uma Unidade de Conservação”.  

Outro ponto destacado é que a Dspace tem uma preocupação com o valor agregado do produto e com a importância de contar a história da produção. “Todo mundo gosta dos produtos, elogia muito o design, o acabamento e a história por trás das peças. Em Manaus, nós temos uma certa barreira, pela questão da madeira em si. É uma construção e uma desconstrução ao mesmo tempo. Tirar algumas ideias e criar outras. Nós sabíamos que não seria um produto de uma rotatividade fácil, rápida, mas realmente nós queríamos criar e contar essa história”, afirmou.  

Um dos detalhes da comercialização das peças da Movelaria ILC é a questão da disposição dentro do próprio espaço da loja. “Ele não fica só na prateleira, até na disposição da loja nós temos um cuidado em colocar o produto dentro de um contexto. No caso da Inatú Amazônia, as peças ficam em uma cozinha que montamos dentro da loja para contar essa história e como usá-las no dia a dia. Todas as peças conversam muito com a nossa proposta. Queremos levar um mix de produtos de várias localidades do Brasil, valorizando esse design brasileiro, juntamente com os produtos amazonenses e colocá-los no mesmo nível”, afirmou. 

Outra questão abordada está relacionada aos públicos em potencial que podem adquirir os produtos. “Nós entendemos o valor do produto, por isso incentivamos não querer levar apenas objetos, mas saber de onde veio, apoiando as comunidades ribeirinhas. Temos sempre dois públicos, o fast fashion, quer tudo mais rápido, e o público que vai valorizar ainda mais as peças, que tem esse consumo consciente. É uma crescente no Brasil e no mundo inteiro”, destacou André Faleiros. 

Post Relacionado

VENCER! VENCER! VENCER! Embalado Flamengo bate São Paulo no Morumbi e abre boa vantagem na Copa do Brasil 2022

Redação

‘Empreendedora On’ vai promover rodada de negócios e troca de conhecimento, em Manaus

Shayenne

O TIMBRE QUE CANTA E ENCANTA AS RUAS DE MANAUS: A HISTÓRIA DE CLAUDINEY SILVA

EDI FARIAS