Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Operação ‘Natal com Saúde’ termina com 4,5 mil toneladas de alimentos apreendidos em supermercados de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu, nesta sexta-feira, 22/12, a operação “Natal com Saúde”, realizada para fiscalizar os alimentos vendidos em supermercados e hipermercados da capital amazonense.

Ao longo de quatro dias de operação, foram fiscalizados 45 estabelecimentos em todas as zonas da cidade, dos quais 10 foram autuados por apresentarem irregularidades sanitárias e um outro foi parcialmente interditado, devido ao grande número de ocorrências. Também foram apreendidos e descartados 4.545 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo.

Dentre as irregularidades sanitárias verificadas durante a operação estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas, carnes e laticínios descongelados ou acondicionados de forma inapropriada, entre outras situações.

Pelas ocorrências, os locais autuados deverão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77. Os outros 34 estabelecimentos estavam cumprindo as exigências sanitárias, e receberam apenas orientações da equipe para reforçar os cuidados.

Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o saldo da operação ressalta a importância do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Manaus no reforço da vigilância sobre os produtos oferecidos à população na época natalina, quando há grande demanda por alimentos para as confraternizações.

“O resultado desse trabalho evidencia a quantidade de alimentos potencialmente prejudiciais à saúde que poderiam ser consumidos pelos cidadãos, levando a complicações que podem ser bastante severas e até causar óbitos”, explica.

O diretor também orienta o público consumidor sobre a atenção às informações na hora das compras. “É fundamental verificar, sempre, a data de validade dos produtos, bem como a aparência e as condições de exposição de carnes, verduras, frutas, laticínios e outros alimentos perecíveis”, alerta.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Diversidade musical e valorização de artistas locais abrem o #SouManaus 2023 no palco Guardião da Amazônia

victoria Farias

Eduardo Lucas assume Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania

Victória Farias

Feira do conjunto Campos Elíseos recebe “Arte Pela Cidade”

Victória Farias