Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Operação da Prefeitura de Manaus contra transporte clandestino fecha semana com 14 apreensões

Motoristas sem habilitação, pneus desgastados e falta de manutenção de veículos são alguns dos perigos que pessoas que usam transporte clandestino enfrentam e, para combater essas irregularidades, a Prefeitura de Manaus , por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou a operação “Transporte Legal”, em diversas zonas da cidade, com a apreensão de 14 veículos ao longo desta semana.

Entre os veículos apreendidos foram 12 ônibus sem autorização para transporte e dois táxis com licenciamento atrasado, além de um dos taxistas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desatualizada. Nesta sexta-feira, 21/3, os fiscais de Transporte abordaram um ônibus irregular com aproximadamente 80 pessoas. A operação conto com apoio da Guarda Municipal e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

A vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, explicou a importância da operação. “A segurança da população é um dos objetivos desta operação, porque esses veículos, além de não oferecerem conforto, representam perigo às pessoas. Atendemos a determinação do prefeito David Almeida e do diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, para garantir um transporte com mais eficiência e segurança. Já encontramos aqui motoristas sem habilitação e sem condições de trânsito. Quando um veículo clandestino é abordado, os passageiros são comunicados sobre o motivo da apreensão e encaminhados a outro veículo regularizado, com ar-condicionado e sem nenhum custo para continuar a viagem com total segurança”, explicou o vice-presidente.

O subcomandante da Especializada da Guarda Municipal, Fernando Souza, explicou a atuação da corporação na operação. “A Guarda Municipal não diz respeito à segurança, principalmente dos funcionários do IMMU, bem como dos populares presentes no local. Durante esta semana, estivemos presentes nessas abordagens ao transporte clandestino com a função de garantir segurança ao trabalho realizado”, frisou.

A atuação foi elogiada pela população. A doméstica Alexandra dos Santos, 45 anos, disse que já presenciava situações de perigo envolvendo ônibus clandestinos e alternativos. “É muito bom verificar a situação desses ônibus, já vi muitos deles fazendo irregularidades no trânsito”, lamentou.

Os veículos encontrados em situação irregular estão sujeitos à aplicação das previsões previstas na Lei Municipal 2.898, de 9 de junho de 2022, incluindo multa, apreensão do veículo e encaminhamento ao parqueamento. Os veículos só são liberados mediante pagamento de multas, diárias e demais taxas administrativas.

A Prefeitura de Manaus segue comprometida em coibir práticas irregulares e garantir um transporte público seguro e de qualidade para toda a população.

Foto – Karol Silva/IMMU

Post Relacionado

Ageman cobra esclarecimentos da Águas de Manaus sobre rompimento de adutora na zona Leste

Victória Farias

Prefeitura coordena reunião para validação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas

blitzamazonico

Maternidade Moura Tapajóz promove atividades em alusão ao Novembro Azul em Manaus

blitzamazonico