Blitz Amazônico
Saúde

Novo equipamento da Policlínica Darlinda Esteves Ribeiro da FUnATI auxilia na reabilitação motora de pacientes 

A Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, vinculada à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), conta com novo equipamento, uma órtese pneumática (luva pneumática), utilizada para auxiliar na reabilitação de pacientes neurológicos com sequelas motoras, especialmente aqueles que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e possuem hemiplegia ou hemiparesia. 

De acordo com o fisioterapeuta Adriano Queiroz, a órtese pneumática tem como principal objetivo emitir um estímulo mecânico do paciente para conseguir reabilitar e efetuar os movimentos que foram afetados pela sequela. 

“Ela é uma aliada essencial para pacientes que perderam o movimento ou têm mobilidade reduzida nas mãos. Para aqueles com hemiparesia, a luva ajuda a estimular e aumentar a força muscular, conforme a modulação aplicada. Temos tido ótimos resultados com ela, pacientes com grande avanço e percepção de movimentos”, explica Adriano. 

Durante a demonstração do novo equipamento, Adriano mostrou a facilidade de instalação e operação da luva. “O paciente pode manter a mão relaxada enquanto a luva realiza os movimentos de fechamento e abertura. Dependendo do grau de força residual do paciente, podemos potencializar essa força através do uso da luva, o que é fundamental para a recuperação da funcionalidade”, completa. 

Reabilitação 

O paciente Claudemir Alves, 64 anos, teve um AVC e começou o tratamento no setor de fisioterapia da Policlínica da FUnATI. 

“Eu venho na fisioterapia todas as terças e quintas. Quando uso a luva, sinto minhas mãos leves e consigo realizar atividades simples, como abrir uma porta, com mais facilidade. É como se eu tivesse recuperado a força das minhas mãos”, relata Claudemir. 

Investimento em Tecnologia e Saúde 

A Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) continua a investir em tecnologias avançadas para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. A chegada da luva pneumática representa um passo significativo na reabilitação de pacientes com deficiências motoras, promovendo a recuperação da autonomia e da qualidade de vida. 

FOTOS: Julia Maia/FUnATI

Post Relacionado

São Paulo vacina crianças de 3 a 4 anos contra a covid-19

EDI FARIAS

Prefeito destaca ampliação na oferta de inserção de DIU em Manaus

blitzamazonico

Reforma do centro cirúrgico da FCecon alcança 80% de obras concluídas

Redator