Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Membros do comitê de erradicação ao sub-registro civil tomam posse nesta terça-feira

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 16/5, a solenidade de posse dos 16 membros do Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital.

Suspenso desde 2015 e reinstituído em setembro do ano passado, o comitê tem o objetivo de planejar, implementar, monitorar e avaliar ações com metas anuais, a fim de erradicar o sub-registro civil de nascimento no município, fortalecer a orientação sobre documentação básica e mediar junto aos órgãos responsáveis o acesso gratuito ao Registro Civil de Nascimento, ao Registro Geral (RG), ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) e à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

“Nossa principal meta é não deixar com que nenhuma criança com menos de um ano de idade deixe de ter ou permaneça sem registro civil, e para isso não mediremos esforços. É justamente ao obter o registro civil em tempo hábil, após o nascimento, é que o indivíduo passa a existir para o estado, passa a ser um cidadão pleno, com nome e acesso a políticas públicas para a garantia de seus direitos”, explicou Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos e coordenadora do comitê.

De caráter intersetorial, o comitê conta com membros das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa); de Educação (Semed); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); além da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpem); Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM); Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM); Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); e do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

Com quase uma década de carreira e há quatro atuando junto à Vara de Registros Públicos da Comarca de Manaus, a defensora pública Rosimeire Barbosa, recém-empossada como membro, destacou a importância do comitê para o município e agradeceu a oportunidade.

“Poder trabalhar neste comitê é poder buscar uma forma de prevenção, uma forma de combate a esse problema do sub-registro, o que impacta diretamente a vida de milhares de pessoas, o que as formaliza juridicamente perante o mundo e lhes dá acesso a seus direitos, uma gama de políticas públicas e outros benefícios sociais, então me sinto muito grata por poder participar disso”, afirmou.

Responsável Técnica pelo Pré-Natal na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, a enfermeira Gerda Coelho, empossada como membro suplente e representante da Semsa dentro do comitê, também ressaltou o sentimento de honra por fazer parte do órgão.

“É uma honra, um privilégio e, acima de tudo, uma missão a ser cumprida por todos nós, pois sabemos que sem o registro civil é impossível um indivíduo exercer, de fato, a sua cidadania, isto é, gozar de todos os direitos a ele garantidos na constituição. Enxergo na posição de membro do Comitê, portanto, a possibilidade de ajudar aquelas pessoas que hoje se encontram à margem da sociedade, alheias a todos os direitos que elas poderiam ter acesso se tivessem em mãos o seu registro civil”, concluiu.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Post Relacionado

Prefeitura constrói 120 metros de ponte para locomoção dos moradores do bairro Mauazinho

blitzamazonico

Prefeitura vai ampliar recuperação de espaços públicos na zona Sul de Manaus

blitzamazonico

Creche da Prefeitura de Manaus lança projeto com participação da família

blitzamazonico