Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Maternidade da prefeitura capacita profissionais em protocolos de controle de infecção hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (CCIH-MMT), da Prefeitura de Manaus, encerrou, nesta quarta-feira, 6/12, um ciclo de capacitações sobre quatro protocolos de controle de infecção hospitalar: Prevenção de Infecção do Trato Urinário, Higiene das Mãos, Infecção da Corrente Sanguínea e Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.

As capacitações tiveram como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, internos e residentes.

Segundo a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT, os protocolos assistenciais têm como objetivo alinhar os processos de trabalho dos profissionais da unidade, destacando a necessidade de seguir os protocolos indicados para minimização dos riscos e de possíveis infecções nos pacientes.

“Desde os processos mais simples, como a higienização das mãos, até os mais complexos, como a intubação, por exemplo, devem ser executados seguindo fielmente os protocolos para evitar qualquer risco de contaminação. Nossa prioridade sempre será a segurança de nossos usuários e os nossos protocolos assistenciais garantem essa segurança”, concluiu Núbia Cruz.

Facilitadora de uma das capacitações, a enfermeira da CCIH, Kalyria Kyrk, reforçou que a orientação e sensibilização de toda equipe é fundamental, para que os procedimentos se tornem cada vez mais eficientes e seguros.

“Precisamos identificar nossos pontos de fragilidade e as oportunidades de melhoria em cada processo específico, para que, dessa forma, consigamos atingir a excelência no controle das taxas de infecções hospitalares”, destacou a enfermeira.

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Programa ‘Asfalta Manaus’ segue em ritmo acelerado no conjunto Campos Elíseos

victoria Farias

Prefeitura de Manaus recupera 15 metros de uma rede de drenagem no bairro Nova Cidade

victoria Farias

Informe epidemiológico da prefeitura traz dados atualizados de casos de arboviroses em Manaus

blitzamazonico