Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Manaus tem aumento na cobertura de vacinas do calendário infantil e supera médias nacionais

Campeã em cobertura vacinal entre as capitais brasileiras em 2022, Manaus segue avançando, neste ano, com a ampliação dos índices das vacinas do calendário básico infantil. De janeiro a outubro de 2023, os percentuais de cobertura dos imunizantes indicados para bebês de 1 ano, em boa parte, superam aqueles de todo o ano passado e, em alguns casos, ultrapassam a meta definida pelo Ministério da Saúde.

No comparativo das coberturas vacinais em Manaus de 2022 e 2023, a cobertura da vacina contra a febre amarela, por exemplo, já chega a 74,36%, bem acima dos 66,51% do ano anterior. A da pneumocócica, que teve cobertura de 91,11% em 2022, alcançou até outubro 95,27%, superando a meta de 95%. A da vacina contra o rotavírus passou de 80,08%, no ano passado, para 86,07%, neste ano, até outubro. Os dados são do Ministério da Saúde.

As estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para ampliar o acesso do público às vacinas vêm contribuindo de forma decisiva para os resultados positivos, conforme avalia a titular da pasta, Shádia Fraxe.

“Avançamos em toda a atenção primária graças ao investimento em saúde na gestão do prefeito David Almeida. Já somos referência em cobertura vacinal, e seguimos promovendo ações como a busca ativa e a ampliação de salas de vacina, para alcançar uma parcela cada vez maior da população”, enfatiza a secretária.

Os índices de cobertura vacinal registrados até outubro de 2023 em Manaus superam os percentuais nacionais em todos os imunizantes do calendário infantil. Exemplos são a BCG, que registra 94,66% no cômputo parcial deste ano, já acima da meta para a vacina, de 90%, e bem acima dos 61,4% no país, no mesmo período. O índice de cobertura da hepatite B, que já alcançou 92,56% na capital, está em 55,5% no cenário nacional.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, assinala que os percentuais de cobertura vacinal de 2023 terão ainda acréscimo após a inclusão dos dados de novembro e dezembro. “Os índices melhoraram bastante de 2022 para 2023, mas ainda são parciais, o que significa que algumas vacinas poderão superar as metas de cobertura do Ministério da Saúde até o final do ano”, aponta.

Números

Outras vacinas do calendário básico com cobertura já acima daquela do ano passado, em Manaus, são a meningocócica C, que foi de 84,56%, em 2022, para 90,51%, até outubro de 2023. A tríplice viral em 1ª dose teve 84,06%, e já chega a 89,33%.

O imunizante contra a poliomielite, que teve 82,5% de cobertura em 2022, já alcança 88,68% na parcial deste ano. Por sua vez, as vacinas pentavalente e pneumocócica passaram, respectivamente, de 82,4% e 91,11%, para 85,68% e 95,27%.

No cenário nacional, dentre as vacinas do calendário básico indicadas para crianças de até um ano, a do rotavírus registrou cobertura de 75,9%, de janeiro a outubro deste ano. A pneumocócica, de 78%; pentavalente, de 77,2%; meningocócica C, de 79,8%; febre amarela, de 74,36%; poliomielite, de 88,68%; e tríplice viral, em primeira dose, de 85,6%.

Estratégias

Além da ampliação da rede de salas de imunização e da busca ativa de não vacinados, a estratégia da Semsa para aumento da cobertura vacinal em Manaus inclui as campanhas de multivacinação, voltadas a mobilizar pais e responsáveis para a atualização vacinal das crianças e adolescentes na capital.

A primeira campanha de multivacinação promovida neste ano pela Semsa ocorreu na segunda quinzena de maio e incluiu um “Dia D”, no penúltimo sábado do mês, com a aplicação de doses em 229 salas ao longo de oito horas ininterruptas, de modo a facilitar o acesso da população aos imunizantes.

Em mobilização mais recente, entre novembro e dezembro, além da oferta de vacinas nas salas gerenciadas pela Semsa, equipes de todos os Distritos de Saúde da secretaria promoveram a busca ativa de não vacinados. E, no “Dia D” da agenda, em 25/11, foram aplicadas vacinas em 270 pontos por toda a cidade, entre eles escolas, supermercados e outros locais de grande circulação.

Foto – Divulgação / Semsa 

Post Relacionado

Prefeitura apresenta práticas de saúde na ‘III Mostra Amazonas Aqui Tem SUS’

Patrick

Prefeitura de Manaus cadastra taxistas auxiliares para receber benefício

Victória Farias

Prefeitura de Manaus organiza agenda de fortalecimento da segurança escolar

Victória Farias