Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

‘Manaus mais Agro’ da prefeitura fomenta a cadeia produtiva da Pitaya

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Centro e Comércio Informal (Semacc) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), assinou, nesta sexta-feira, 12/5, o Termo 001/2023, onde celebra a parceria institucional no âmbito do projeto de desenvolvimento socioeconômico sustentável com incentivo e fomento da cadeia produtiva e cultivo da Pitaya nas comunidades rurais da capital.

A assinatura ocorreu na Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim (Copasa), no ramal do Pau-Rosa, quilômetro 21, da BR-174, onde cerca de 100 produtores da localidade serão beneficiados até o próximo mês de dezembro, por meio do programa “Manaus mais Agro”.

De acordo com Wanderson Costa, titular da Semacc, as ações e parcerias têm dado oportunidade de ajudar e fomentar a agricultura familiar nos nove polos agrícolas de Manaus.

“Ao longo de 2023, esse ato, celebrado hoje, com a Semtepi vai beneficiar direto a necessidade do agricultor, esse fomento não é somente a muda da Pitaya; é o adubo, o fertilizante, são os equipamentos que o agricultor dos nove pólos vai poder adquirir para regar sua terra, melhorar seus tanques de piscicultura e sua criação de avicultura. Esse ato mostra o compromisso do prefeito David Almeida com cada família de agricultores, que vão contar com o apoio técnico e logístico da prefeitura, por meio do Manaus mais Agro”, concluiu Costa.

Para o titular da Semtepi, Radyr Junior, a sensibilidade da administração tem mudado a realidade na área da agricultura, fomentando o empreendedorismo rural.

“Mais uma parceria com a Semacc, onde juntos vamos fomentar a agricultura familiar levando oportunidades de crescimento econômico nas áreas rurais de Manaus. Hoje, estamos aqui assinando esse termo que irá gerar mais emprego e renda. Esse é nosso intuito”, disse Radyr.

Somente neste primeiro semestre do ano, a Semacc, por meio do “Manaus mais Agro”, distribuiu cerca de 25 mil mudas de pitaya aos agricultores rurais. A ação fortalece a agricultura familiar que visa incentivar a cadeia produtiva da fruta na capital.

Texto – Polyana Brelaz / Semacc

Fotos – Gildo Smith / Semacc

Post Relacionado

Prefeito David Almeida fiscaliza fase final da obra da USF Gebes Medeiros e anuncia entrega à população no dia 15 de abril

victoria Farias

Prefeitura avança nas obras de reforma na praça da Glória

Victória Farias

Base provisória da Semseg será primeiro imóvel ocupado do ‘Nosso Centro’ pela Prefeitura de Manaus

Victória Farias