Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Manaus lança candidatura ao Selo Cidade Criativa da Gastronomia, da Unesco

Manaus deu um passo importante para consolidar sua identidade gastronômica no cenário mundial. Nesta quarta-feira, 29/1, o prefeito David Almeida participou do lançamento oficial da candidatura da capital amazonense à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. O evento, organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), ocorreu no Complexo Boothline, no centro histórico da capital.

Na ocasião, o prefeito assinou o decreto que oficializa a criação do Comitê Gestor Manaus Cidade Criativa da Gastronomia, um grupo responsável por elaborar e fortalecer as estratégias para que Manaus conquiste o título. 

A candidatura de Manaus busca destacar a riqueza da culinária local, que reflete a biodiversidade da Amazônia e os sabores tradicionais das comunidades ribeirinhas e indígenas. Para o prefeito David Almeida, o título será fundamental para divulgar os ingredientes regionais e a cadeia produtiva da gastronomia amazonense.

“Queremos que o mundo conheça a nossa gastronomia. O tucumã, a pupunha, o cupuaçu, o tucupi, o pirarucu, o tambaqui, tudo isso precisa ser difundido ainda mais. A cadeia produtiva da nossa culinária começa no campo, na agricultura. Estamos credenciando Manaus para alcançar essa certificação e fortalecer esse setor tão importante para nossa economia e cultura”, ressaltou o prefeito.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou o impacto positivo da candidatura no reconhecimento internacional da cidade.

“Depois de Manaus ser eleita a 11ª melhor cidade para se viver e visitar, buscamos mais uma vez destacar nossa capital no cenário mundial. A gastronomia é um dos fatores que atraem turistas e essa candidatura coloca Manaus entre as cidades mais importantes do mundo nessa categoria”, afirmou Lobato.

Parcerias 

A candidatura de Manaus conta com a participação de diversas instituições. A diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lamisse Cavalcante, enfatizou a importância das parcerias para concretizar esse objetivo.

“O Sebrae esteve à frente da construção do dossiê, reunindo mais de 20 parceiros. Nossa gastronomia já tem reconhecimento no Brasil e no mundo, e esse selo trará ainda mais visibilidade, além de gerar desenvolvimento econômico e social para a população”, destacou.

O chef Eraldo Oliveira, gerente do Centro de Turismo e Hospitalidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ressaltou a autenticidade da culinária amazonense.

“A gastronomia do Amazonas é de origem, com técnicas milenares que encantam o mundo e valorizam os produtores locais. A candidatura de Manaus reforça o compromisso da prefeitura em fortalecer essa riqueza cultural e econômica”, disse Oliveira.

O empresário e chef, Dedé Parente, também celebrou a iniciativa e destacou o valor dos ingredientes amazônicos.

“Participar deste evento é motivo de grande alegria. O título da Unesco será um marco para nossa cultura e nossos ribeirinhos, pois quando falamos em gastronomia do Amazonas, falamos de alguns dos melhores ingredientes do mundo”, concluiu.

Rede de Cidades Criativas

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco reconhece municípios que utilizam a criatividade e a cultura como motores de desenvolvimento sustentável. No Brasil, apenas quatro cidades detêm o selo na categoria Gastronomia: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ).

Com a candidatura oficializada, Manaus se prepara para cumprir as próximas etapas do processo seletivo da Unesco, com expectativa de se tornar a quinta cidade brasileira a conquistar o selo de Cidade Criativa da Gastronomia.

Foto – Phil Limma / Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus desobstrui rede de drenagem e asfalta beco na zona Oeste da cidade

victoria Farias

Prefeitura de Manaus e Ufam promovem o 2º Simpósio de Socioeducação

Victória Farias

Manaus é segunda melhor do mundo entre cidades com menores índices de poluição do ar

blitzamazonico