Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Mais de 700 estudantes da Prefeitura de Manaus participam de atividade de inclusão no parque Gigantes da Floresta

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 29/8, a ação “Caminhos para Inclusão: Circuito da Diversidade e Roda para Acessibilidade”, no parque Gigantes da Floresta, zona Leste da capital. A programação voltada para o lazer, aprendizado e integração com a natureza, contou com a participação de 700 estudantes, entre ensino regular e educação especial, de 15 unidades de ensino da rede municipal de educação. 

A atividade faz parte da agenda da “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que mobiliza diversas unidades escolares da rede municipal com o objetivo de fortalecer práticas inclusivas dos estudantes. As ações seguem até 1º/9, com o encerramento oficial no salão Rio Solimões, do Palácio Rio Negro, com apresentações de trabalhos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de outros projetos desenvolvidos pela Semed. 

Na oportunidade, a gerente da Educação Especial, Amanda Macanoni, reforça que a proposta da Semed é oferecer experiências que ultrapassam os limites da sala de aula e incentivam a convivência entre todos os estudantes. 

“A convivência entre os alunos fortalece laços de amizade, o respeito às diferenças e o sentimento de pertencimento. A Semed continua investindo na formação de professores, na ampliação da acessibilidade nas escolas e em ações que envolvem famílias e comunidade, reafirmando que a inclusão é uma prática diária capaz de transformar vidas”, afirmou Macanoni. 

A professora Graciete Brito, da sala de recursos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Emília Mestrinho, acompanhou seis alunos da educação especial durante o passeio e destacou a importância do momento. 

“A maioria dos meus alunos está vindo, pela primeira vez, no parque Gigantes da Floresta. Eles estão encantados, muito felizes, participando de tudo e se divertindo bastante. O mais bonito é ver como estão se sentindo à vontade, incluídos de verdade”, disse a professora Graciete. 

No parque, os alunos da educação especial aproveitaram para participar de atividades inclusivas, explorando esculturas gigantes de animais, brincando na praça molhada e nos playgrounds adaptados, conhecendo cenários temáticos e vivenciando momentos divertidos junto à família. 

Vânia Trindade, mãe da estudante Yanne Souza, 12 anos, da escola municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, destacou a importância do passeio para sua filha e para os demais alunos da educação especial. 

“É muito gratificante ver minha filha tão feliz e realizada. Momentos como este são únicos e nos permitem compartilhar experiências incríveis juntas. Ver ela participando das atividades com seus amigos, sorrindo e se sentindo incluída me enche de alegria e orgulho”, comentou Vânia. 

Texto – Thalia Rodrigues /Semed 

Foto – Ulisson Santos/ Semed 

Post Relacionado

Guarda Municipal de Manaus atua com armamento letal há nove meses sem incidentes

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus recupera asfalto da principal via do bairro Novo Reino

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus reforça serviços de desassoreamento na capital

victoria Farias