Blitz Amazônico
Educação

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro conquista 17 aprovações no vestibular da UEA  

“O Liceu abriu minha mente para escolher estudar algo que amo e me fez pensar em ser professora de dança”, disse Júlia Rebouças, 17, uma das aprovadas no vestibular da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para o curso de Dança, que inicia neste semestre. O Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro é uma das primeiras escolas públicas de artes da região Norte, administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Além da Júlia, outros 16 alunos do Liceu sentiram a emoção de ver os seus nomes na lista de aprovados do vestibular da universidade do estado. O grupo foi bem avaliado nas provas teóricas e práticas e obtiveram vagas na instituição, nos cursos de Música, Dança e Teatro.  

O secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, ressalta a importância do Liceu em oportunizar os jovens, despertando o interesse pela arte e contribuindo na evolução pessoal e profissional dos alunos. 

“Quando disponibilizamos os cursos gratuitos pelo Liceu, estamos investindo no futuro de muitos jovens, que entram em contato com a arte e planejam seguir a profissão. É gratificante que o Governo do Estado atue na formação e no desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens, agora, universitários”, avalia o secretário. 

Nathalia Fernandes, 18, também descobriu aptidão para a docência, a partir das aulas do Liceu. Ela foi aprovada na UEA para o curso de Teatro. “Quando iniciei em 2019, não via o teatro como uma carreira e nem cogitava ser professora, mas aprendi a amar a área. Atualmente, penso nisso como minha carreira e pretendo focar no lado artístico também”, disse Nathalia.

Na música, quem se destacou foi a aluna Joana Silva, 19. Além de superar a timidez com as aulas de violão, ela revela que encontrou o caminho para seguir carreira. “Iniciei no Liceu no ano passado, na camerata de violões, e a instituição ajudou muito no meu desenvolvimento com a música. Passei o ano me preparando para o vestibular de Música da UEA e consegui a aprovação”, comemora.

Para o diretor do Liceu, Davi Nunes, os alunos revelam suas aptidões e habilidades nos cursos e, o núcleo artístico, apoia e incentiva a capacitação técnica dos estudantes para garantir maior alcance profissional.  

“O Liceu tem um papel fundamental para as pessoas que pretendem seguir uma carreira artística na dança, música, teatro e artes visuais. Quando temos alunos que se dedicam, eles são observados e o Liceu oferece um preparo técnico para a universidade”, finaliza Davi.

Informações sobre cursos e matrículas para o Liceu de Artes e Ofício estão disponíveis no Instagran @liceudoam e @culturadoam 

FOTOS: Lucas Silva (Secom)

Post Relacionado

Rede estadual de ensino tem mais de 700 alunos aprovados no PSC 2024 da Ufam

EDI FARIAS

Prefeitura realiza abertura do Ano Letivo da rede municipal e lança programa ‘Educa+Manaus’

blitzamazonico

UEA: candidatos à reitoria pela chapa 22 votaram na manhã desta quarta-feira (23)

Patrick