Blitz Amazônico
Cultura

Laboratório de Pesquisa realiza evento de lançamento do Mapeamento Acessa Mais em Manaus

O “Mapeamento Acessa Mais” é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). Sob a coordenação do artista, ativista, pesquisador e doutor pela UFBA, professor da Escola de Dança, Eduardo Oliveira (Edu O.), e da professora Marilza Oliveira, também docente na Escola de Dança da UFBA. O projeto conta com uma equipe de mais de 25 pessoas, a maioria delas com deficiência, e busca reconhecer a participação e contribuição de pessoas com deficiência na dimensão econômica, simbólica e cidadã da cultura. Abrange áreas como artesanato, artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, performance, teatro e cultura popular.

Um dos principais objetivos do “Mapeamento Acessa Mais” é identificar profissionais com deficiência e colaborar na elaboração de futuras políticas públicas direcionadas a artistas e agentes culturais com deficiência, assim como aos profissionais da área de acessibilidade cultural.

“Considero de extrema importância um projeto como o Mapeamento Acessa Mais porque, além de identificar artistas e agentes culturais com deficiência e profissionais da acessibilidade cultural, representa uma oportunidade de reconhecimento e fortalecimento da cultura Def no Brasil,” explica o coordenador Edu O.

No norte do país, Ananda Guimarães, coordenadora regional e fundadora do Laboratório de Pesquisa em Artes da Cena na CAIA – Trilhares, diretora do Coletivo Erva Daninha e Coletiva de Palhaças, além de representante local do projeto, está à frente das atividades em Manaus e atua na região Norte. Com um histórico de atuação em acessibilidade cultural, Ananda é também fundadora do Artistas DEFs do Amazonas (ADA) e contribui para o fortalecimento da presença cultural DEF na região Norte.

O lançamento ocorreu na Bahia em 13 de setembro, na UFBA, e será realizado no Norte do país em Manaus, Amazonas, em 21 de setembro, das 9h às 14h. Organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Artes da Cena, em parceria com o MinC e a UFBA, o evento conta com o apoio do Comitê Estadual de Cultura do Amazonas (CECAM) e contará com um agente de cadastro de cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O evento começará com uma palestra intitulada “Encruzilhada DEF: Diálogos de Criação”, conduzida por Ananda Guimarães e pelo ator Sahel Oliveira. A programação inclui performances culturais de artistas locais como Caluh Marques e Jágua Calazans, além de uma sessão especial de cadastramento para o Mapeamento Acessa Mais e para o Cadastro da Cultura, ferramenta oficial do Governo do Amazonas para mapear a cadeia produtiva do setor cultural.

“Costumo falar que sou aleijadora cultural, trabalho com cultura do acesso, acessibilidade cultural. A ideia do lançamento do mapeamento, aqui no Amazonas, é dar esse suporte para alguns artistas, principalmente os que já estão envolvidos no Laboratório de Pesquisa. E junto ao evento do Mapeamento unimos com o Banzeiro de Formação do Comitê de Cultura do Amazonas, onde estamos dando todo esse suporte nesse momento de editais, Aldir Blanc, nessa parte da gestão cultural.” destaca Ananda.

A coleta de dados iniciou-se em 13 de setembro deste ano e está sendo realizada por meio de um formulário online, disponível no site acessível até dezembro, abrangendo os seguintes públicos:

Artistas com deficiência que atuem com artesanato, artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, performance, teatro e cultura popular.

Agentes culturais com deficiência, ou seja, pessoas que trabalham com produção, curadoria, gestão e áreas técnicas como iluminação, cenografia, trilha sonora, figurino, operação de som e luz, etc.

Profissionais com e sem deficiência que trabalham com acessibilidade cultural, ou seja, pessoas que atuam com audiodescrição, tradução de Libras, consultoria em acessibilidade, entre outras.

O formulário está disponível no Instagram @mapeamentoacessamais ou através do link https://www.mapeamentoacessamais.com.br/.

A equipe de pesquisadores, técnicos e bolsistas tem trabalhado desde o início do ano neste mapeamento, que resultará em um documento detalhado a ser publicado em um relatório final, disponível para consulta pública nos sites do MinC e da UFBA.

SERVIÇO

O que: Evento de Lançamento do “Mapeamento Acessa Mais” em Manaus

Data: 21 de setembro

Hora: 9h às 14h

Local: Casa de Artes Integradas do Amazonas – Trilhares.

Endereço: Rua Belo Horizonte, 1408

Contato: (92) 99445-2691 – Maria Fernanda (Ascom)

Post Relacionado

Conheça a história da quadrilha Amor de São João

blitzamazonico

Prefeitura convoca artistas para assinatura do ‘Termo de Concessão de Apoio Financeiro’ do edital Thiago de Mello

victoria Farias

Rossy Amoedo solicita Plano de Segurança para Galpão de Alegorias do Caprichoso durante eleições do boi contrário

victoria Farias