Blitz Amazônico
Amazonas

Idam celebra atuação valiosa de seus profissionais no Dia do Extensionista Rural

Nesta quarta-feira (06/12), é celebrado o Dia do Extensionista e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) destaca a importância desses profissionais, os responsáveis pela propagação Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no país, em especial no Amazonas, onde os extensionistas do instituto atenderam, somente em 2022, mais de 55 mil produtores rurais.

“O trabalho do extensionista rural forma a base do que o Idam representa, o apoio ao produtor rural amazonense. Eles caminham com o trabalhador para fomentar o desenvolvimento sustentável do setor primário e garantir mais qualidade de vida ao agricultor familiar, ao pescador artesanal, pecuaristas, piscicultores e ao extrativista”, destacou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino. “Por esse comprometimento com o segmento, parabenizo todos os nossos extensionistas”, completou.

Com 74 unidades locais e postos avançados, o Idam conta com extensionistas atuantes em todos os municípios do estado. É por meio deles que ocorrem a emissão e regularização de documentos, acesso às chamadas públicas, licenciamento e cadastro ambiental, capacitação e elaboração de projetos para crédito rural, serviços disponibilizados pelo instituto.

Trabalho valioso

Para o engenheiro agrônomo e extensionista José Maria Frade Júnior, com 39 anos de experiência, o trabalho que ele e extensionistas executam é extremamente valioso e reconhecido pelo seu público beneficiário, composto principalmente por agricultores familiares.

“Costumamos dizer que somos ‘a mão amiga do produtor rural’ porque é ele, o produtor rural e agricultor familiar, que busca o extensionista para receber orientação técnica, Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e garantir seu acesso a políticas públicas como crédito rural, o Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destacou o extensionista.

Frade ressaltou, ainda, que o trabalho do extensionista vai além da orientação técnica. “Por meio do trabalho desse ‘amigo’, o produtor encontra apoio não só na parte técnica, mas também o social, com questões que vão além da lavoura e que incluem a parte familiar e a educação”, pontuou.

FOTOS: Divulgação/Idam

Post Relacionado

Ao som dos bumbás, Defensoria inaugura nova sede em Parintins

victoria Farias

Aprovado projeto que garante mesmos direitos de PCDs para portadores de Lúpus

Patrick da Silva FARIAS

Em evento sobre segurança cibernética, Prodam anuncia conquista da ISO 27001  

EDI FARIAS