Blitz Amazônico
Saúde

Hospital Geraldo da Rocha utiliza com sucesso nova terapia para reabilitação de pacientes

O Hospital Geraldo da Rocha, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vem aplicando com sucesso uma nova terapia para reabilitação de pacientes com diferentes sequelas, de doenças como diabetes e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Trata-se da cinesioterapia, conjunto de exercícios terapêuticos que utilizam força e movimento do próprio corpo para manter a mobilidade articular e muscular do paciente. O hospital está localizado na Praça Tancredo Neves, Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus.

Coordenada pela equipe de fisioterapia da unidade, o serviço recentemente implementado, tem alcançado excelentes resultados. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a cinesioterapia é utilizada para manter a integridade das articulações, melhorar a mobilidade muscular e articular e estimular a circulação sanguínea. “É usada, principalmente, para prevenir problemas advindos da falta de movimentação por longos períodos”, afirma.

A fisioterapeuta Suelen Medeiros Roque, que participa da equipe do projeto, destaca que os pacientes relatam que se sentem mais dispostos e com menos dores no corpo. Segundo ela, os pacientes do projeto têm como particularidade o tempo prolongado de internação, o que impossibilita, em determinados casos, o caminhar e a realização de atividades básicas do cotidiano.

“Recebemos muitas pessoas com o chamado pé diabético, que são lesões que precisam de curativos constantes, ou seja, é um paciente que fica muito tempo sem se movimentar. Para que ele não perca a mobilidade, os exercícios de cinesioterapia são uma boa alternativa”, explica.

Outro ponto importante dessa iniciativa é a socialização. “Nós fazemos as sessões de cinesioterapia em grupo, o que permite aos pacientes se conhecerem, trocarem experiências, estreitarem relações. Isso para a parte emocional das pessoas é essencial. Os pacientes se sentem motivados a continuar o tratamento”, frisa.

Aplicação

Os exercícios, ressalta a fisioterapeuta, são simples e realizados com o peso do próprio corpo ou com auxílio de equipamentos, como bola e elástico. “O objetivo é fazer com que o paciente mantenha o mínimo de movimento, prevenindo problemas futuros, causados pela falta de mobilidade. As atividades incluem, por exemplo, esticar os braços e alongar as costas, inclinar a cabeça para um dos lados, fazendo pressão com a mão”, relata.

Os exercícios de cinesioterapia são indicados de acordo com o objetivo da pessoa e seu estado geral de saúde, sendo importante realizá-los de acordo com a orientação do fisioterapeuta. “É o profissional de fisioterapia que vai estabelecer quais os exercícios devem ser feitos e a quantidade de repetições. Tudo conforme a necessidade do paciente”, destaca.

FOTOS: Divulgação/SES-AM

Post Relacionado

Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda-feira

Redator

Prefeitura informa endereços de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

blitzamazonico

Primeiro infectado com varíola dos macacos recebe alta em SP

Redator