Blitz Amazônico
Saúde

FVS-RCP participa da abertura da campanha de mobilização contra a tuberculose em Manaus

Fortalecendo as ações de prevenção à tuberculose em Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde, participou, na segunda-feira (04/03), da campanha de mobilização e luta contra a tuberculose, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã-Açu, zona oeste da capital.

Em Manaus, o evento sinaliza o início de um mês de mobilização destinado a combater a tuberculose. A iniciativa também contou com a parceria do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas.

Com o tema “Tuberculose tem tratamento e cura!”, a programação destaca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março. A ação também pretende mostrar a avaliação de contatos, que são pessoas que convivem de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados com tuberculose ativa.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ação integrada é essencial para avançar na luta contra a tuberculose e enfatizar a importância da detecção precoce. “A FVS está comprometida na vigilância em relação não só a tratar eficazmente aqueles que já foram diagnosticados, mas também em prevenir novos casos”, destaca a diretora.

Durante a ação, uma equipe de técnicos da FVS-RCP atuou na busca ativa de casos suspeitos de tuberculose. “Essa é uma mobilização para busca ativa de pessoas com tosse por mais de duas semanas, realização do exame de escarro e diagnóstico de tuberculose, além de investigar contatos”, destaca Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), na FVS-RCP.

Parque das Tribos

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa de Manaus, Alexandre Inomata, destaca que o objetivo da mobilização é enfatizar as ações de prevenção à tuberculose que são intensificadas durante o mês de março. “O Parque das Tribos é a maior comunidade indígena em área urbana do Brasil. Então, a gente escolheu esse lugar para realizar essas ações da campanha de prevenção à tuberculose”, afirmou.

Na comunidade Parque das Tribos, foram desenvolvidas ações de educação em saúde, oferta de consulta pediátrica, consulta com clínico geral e coleta de exame de escarro para sintomáticos respiratórios. “A Semsa e a FVS têm tido um olhar diferente, realmente vigilância na comunidade. As ações são feitas contra a tuberculose”, destaca Ismael Munduruku, cacique líder da comunidade Parque das Tribos.

Programação 

No Amazonas, a programação da campanha de combate à tuberculose inclui realização de webinar, abertura da campanha estadual no interior do estado e educação em saúde.

Confira a programação:

06/03 (quarta-feira)

Ação: Webinar sobre manejo, diagnóstico e tratamento da tuberculose pelo youtube da Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas.

14/03 (quinta-feira)

Ação: Webinar sobre Infecção Latente da tuberculose pelo youtube da Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas.

19/03 (terça-feira)

Ação: Abertura da campanha estadual contra a tuberculose com reforço às ações de controle no município de São Gabriel da Cachoeira, contando também com representantes dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.

22/03 (sexta-feira)

Ação: Mobilização em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, junto ao Comitê de Controle da Tuberculose na comunidade de Orquídea, bairro Viver Melhor, na zona norte de Manaus.

25/03 (segunda-feira)

Ação: Capacitação de professores na Escola Municipal Profa. Marly Barbosa Garganta, na zona norte de Manaus. 

Fotos:  Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Post Relacionado

Hemoam abre inscrições para Programa de Iniciação Científica (PAIC)

EDI FARIAS

Prefeitura de Manaus convoca selecionados em novas chamadas do programa ‘Mais Médicos’

blitzamazonico

Clínica Prodimagem Veterinária inaugura primeira unidade em Manaus com equipamentos de última geração para diagnóstico por imagem veterinário

blitzamazonico