Blitz Amazônico
Amazonas

Forças de Segurança do Amazonas participam do 1º Encontro de Alinhamento Operacional e Administrativo do Plano AMAS

Representantes das Forças de Segurança e Salvamento do Amazonas participaram, nesta terça-feira (17/10), do 1º Encontro de Alinhamento Operacional e Administrativo do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS). O evento, realizado no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília (DF), discutiu os objetivos, estrutura e esferas de governança para o fortalecimento das ações de combate a crimes ambientais e de narcotráfico na região.

O ministro do MJSP, Flávio Dino, abriu o encontro, que contou com a presença de secretários de segurança, comandantes-gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros da região amazônica, além de representantes das Polícias Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Pelo Amazonas, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz.

O titular da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, destacou a importância da implantação do Plano AMAS, principalmente para o interior do estado. “O Amazonas será contemplado com duas bases flutuantes, além de bases terrestres que atingirão o sul do Amazonas”, afirmou ele.

Durante o encontro, foram debatidos o plano tático integrado de segurança pública da Amazônia e a atuação da Força Nacional e da PRF.

Investimentos

O Plano AMAS receberá R$ 2 bilhões em recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entre as medidas anunciadas pelo Governo Federal, está a implementação de 28 bases de segurança terrestre e seis fluviais na região, envolvendo ações integradas da PF, PRF e forças estaduais.

O Plano AMAS contemplará ações em nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins).

Fotos: Divulgação/SSP-AM

Post Relacionado

Lideranças comunitárias celebram conquistas do saneamento em Manaus em confraternização do programa Afluentes

victoria Farias

Em Urucará, Defensoria Pública obtém decisão judicial que garante professor auxiliar para estudante autista

victoria Farias

DPE-AM recebe visita da secretária nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas

blitzamazonico